Pesquisa recente revela que 75% dos estudantes universitários têm planos de fazer intercâmbio
A imersão em um ambiente aonde o inglês é a língua predominante é uma das maneiras mais eficazes de acelerar o aprendizado do idioma. O intercâmbio no exterior proporciona uma experiência enriquecedora para quem deseja aprimorar o inglês e impulsionar a carreira. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, 75% dos estudantes universitários têm planos de estudar fora entre 2023 e 2025. A pesquisa também revela que, em 2022, cerca de 455 mil brasileiros realizaram viagens de intercâmbio para o exterior. É o caso da au pair Hélen Kauane Bugança, 25, ex-aluna na rede de franquias de idiomas KNN, uma das cinco maiores do país, e que há 2 anos mora nos Estados Unidos e afirma que, graças ao curso, saber falar inglês tem sido essencial para o sucesso na sua experiência de intercâmbio em Chicago.
“Realizei o curso de inglês na KNN Idiomas durante dois anos em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, e foi lá que senti, de fato, o meu progresso no aprendizado. A metodologia divertida e consistente, aliada ao fato das aulas serem em inglês, contribuíram para o aprimoramento no idioma”, afirma Hélen.
Além de aprimorar o inglês, o intercâmbio pode desenvolver habilidades essenciais, como a adaptação a diferentes culturas e a interação com diferentes perspectivas. Para a catarinense, o contato direto e a imersão cultural influenciam o desenvolvimento da fluência no inglês. “O intercâmbio vai além de aprender uma nova língua, ele aprofunda habilidades pessoais e profissionais e acelera a fluência ao nos manter em contato direto com o idioma. No entanto, o maior desafio é se adaptar à cultura, como os diferentes costumes no trabalho, forma de conversar e até hábitos alimentares, que podem ser barreiras iniciais mas são aprendizados”, relembra.
O impacto do intercâmbio na carreira profissional
O intercâmbio é uma vantagem no desenvolvimento da carreira profissional. Especialistas acreditam que, além de contribuir com a fluência em um segundo idioma, essa experiência internacional permite que o profissional desenvolva habilidades de comunicação intercultural, criatividade, adaptabilidade e confiança. Porém, para se preparar para os desafios, especialistas da KNN Idiomas alertam a importância de investir no curso de idioma no Brasil antes do intercâmbio, já que facilitará a comunicação e a socialização com o meio.
Além disso, empresas reconhecem o valor de candidatos com vivência internacional, já que essa experiência também contribui para o desenvolvimento de uma rede de contatos internacionais, ampliando o acesso a oportunidades profissionais diversificadas, benefício altamente valorizado no mercado.
“Realizar um intercâmbio traz um diferencial significativo para as empresas, não apenas pela fluência em outro idioma, mas pelo entendimento de uma nova cultura, essa comunicação gera mais empatia com outros públicos. Muitas empresas brasileiras, por exemplo, se inspiram em modelos e métodos americanos. Quando o profissional vivencia essa experiência diretamente, ele retorna mais preparado e familiarizado com esses conceitos, o que facilita sua adaptação e agrega valor ao ambiente corporativo”, comenta Hélen.
Sobre a KNN
Fundada em 2012, a KNN já atendeu mais de 500 mil alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.
Mais informações: www.knnidiomas.com.br
Bianca Luca
Assessora de imprensa – Rotas Comunicação