Netflix Games
A Netflix fechou seu estúdio de jogos AAA estabelecido no sul da Califórnia, o que levou à saída de vários desenvolvedores de alto nível da empresa e gerou dúvidas sobre suas ambições no setor de jogos.
O Game File divulgou a notícia de que o estúdio, que contava com o ex-produtor executivo de Overwatch, Chacko Sonn, e o veterano diretor criativo de Halo, Joseph Staten, não existe mais, e Sonn, Staten e o diretor de arte Rafael Grassetti, que foi diretor de arte da Sony Santa Monica, desenvolvedora de God of War, antes de ingressar na Netflix na primavera de 2023, todos saíram.
Staten só entrou na Netflix em abril do ano passado. Staten, um dos arquitetos originais de Halo, que entrou no final do processo de desenvolvimento de Halo Infinite para aterrissar aquele avião muito importante para a Microsoft, entrou para a Netflix como diretor criativo da Netflix Games, e estava determinado a criar um novo jogo multiplataforma AAA e um IP original.
“Na minha vida profissional, não há nada que eu ame mais do que colaborar com outras pessoas para construir mundos cheios de personagens icônicos, mistérios profundos e aventuras sem fim”, disse Staten ao IGN na época. “Então, hoje, estou muito feliz em anunciar que entrei para a Netflix Games como diretor de criação de um novo jogo multiplataforma AAA e IP original. Vamos lá!”
A Netflix não disse por que o estúdio fechou, mas, conforme relatado pelo Game File, isso é evidência de uma mudança de plano para o esforço de videogame da empresa, além do que até agora girava em torno de títulos para dispositivos móveis.
Mais de 100 jogos estão agora disponíveis via Netflix Games, incluídos em todas as assinaturas sem anúncios, compras no aplicativo ou taxas extras. Muitos são baseados em séries e filmes de sucesso da Netflix, como Emily in Paris, Too Hot to Handle, Virgin River e o próximo Chicken Run: Eggstraction e Squid Game: Unleashed. Os membros também recebem jogos de outros lugares sem custo adicional com a Netflix, como The Grand Theft Auto: The Trilogy, Storyteller, Hades e os próximos Tales of the Shire e Monument Valley 3.
O negócio de videogames da Netflix é comandado pelo ex-vice-presidente executivo de desenvolvimento de jogos da Epic Games, Alain Tascan, e o também ex-funcionário da Epic, Jeet Shroff, ingressou recentemente como vice-presidente de tecnologia de jogos e desenvolvimento de portfólio.
Em janeiro, a Netflix disse que a Netflix Games estava se saindo melhor do que nunca, mas isso pode não ter sido muito significativo, considerando os dados anteriores sobre a oferta de jogos do serviço de streaming. A Netflix disse que o engajamento com jogos “triplicou” no ano passado, em parte devido ao lançamento de Grand Theft Auto: The Trilogy no serviço perto do final de 2023. A Netflix chamou a Trilogia GTA de seu “lançamento de maior sucesso até o momento em termos de instalações e engajamento, com alguns consumidores claramente se inscrevendo simplesmente para jogar esses jogos”.
Na época, a Netflix parecia estar ciente de sua própria posição como um grão de areia de videogame, reconhecendo que sua divisão de jogos era “pequena” e “certamente ainda não é material em relação ao nosso negócio de filmes e séries”. Mas ela insistiu que estava interessada em “ampliar” suas ofertas no espaço e continuar investindo.
Está funcionando? Em uma chamada financeira mais recente, relatada pelo GI.biz, o co-CEO Greg Peters disse: “O crescimento do nosso engajamento em 2014 parece bom, e estabelecemos metas de crescimento ainda mais agressivas para 2015 e 2016”.
De fato, em julho, a Netflix estava desenvolvendo mais de 80 jogos, com planos de apresentar um novo jogo aos assinantes a cada mês. “Estamos chegando perto dos três anos de nossa iniciativa de jogos e estamos satisfeitos com o progresso que temos visto”, disse Peters.
No entanto, Peters também admitiu que o envolvimento com jogos “ainda é muito pequeno” e que, em comparação com o “gasto geral com conteúdo” da Netflix, o investimento em jogos também é “muito pequeno”.
Ele acrescentou que a Netflix obteve sucesso com jogos baseados em IPs específicos da Netflix que já haviam se mostrado populares, com jogos narrativos interativos lançados no aplicativo Netflix Stories aparentemente o foco.
“Já vimos o que funciona e o que não funciona”, disse Peters. “Estamos refinando nosso programa para fazer mais do que está funcionando com os mais de 80 jogos que temos atualmente em desenvolvimento e uma das coisas que realmente está funcionando é conectar nossos membros com jogos baseados em IP específicos da Netflix que eles adoram.
“E essa é uma área em que conseguimos avançar rapidamente em um espaço específico, que são os jogos narrativos interativos. Esses são mais fáceis de criar e os colocamos em um centro narrativo que chamamos de Netflix Stories”.