Hilton Barra Rio de Janeiro forma alunos de curso gratuito de hotelaria

Alunos no curso do Hilton Barra


O Hilton Barra Rio de Janeiro, em parceria com a construtora Carvalho Hosken, o Senac e o Instituto Arteiros, acaba de formar 24 jovens em vulnerabilidade social no curso de capacitação no ramo da hotelaria. Essa foi a segunda edição da formação, que recebe pessoas com idades entre 18 e 24 anos. Do total, 50% dos alunos são moradores de comunidades ou zonas periféricas, 73% pretos ou pardos e 36% se declaram como LGBTQIAPN+.

A Escola Carvalho Hosken de Hotelaria tem como objetivo treinar jovens adultos em situação de risco interessados em trabalhar na hotelaria e promover oportunidades para moradores do entorno do Hilton Barra e da região de atuação da construtora para inserção no mercado de trabalho. Além disso, o programa cumpre três metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela ONU, a educação de qualidade; a redução das desigualdades e emprego digno e crescimento econômico.

“Há 10 anos, no período das Olimpíadas, tivemos a ideia de fazer um projeto que desse oportunidades a pessoas que poderiam seguir diversos caminhos, mas que quisessem conhecer a hotelaria de forma mais atrativa e é uma satisfação dar seguimento a esse programa próximo ao G20. Agradecemos a todos os apoiadores e aos jovens que se dedicaram durante o curso, pois são pequenas pedras no caminho que constroem um grande futuro”, disse a diretora de Recursos Humanos Cluster da Hilton, Tereza Guimarães, na abertura da formatura.

Comovido, o vice-presidente da Carvalho Hosken, Carlos Fernando de Carvalho, falou sobre a importância da continuidade do legado de seu pai, fundador da construtora. “Estou muito honrado, pois meu pai se dedicou e fez muitos investimentos para trazer prosperidade para a Barra da Tijuca e essa sementinha plantada junto com a Hilton está formando e dando propósito à vida de diversas pessoas”, comentou Carlos.

O projeto já formou mais de 150 pessoas gratuitamente, promovendo o desenvolvimento profissional e econômico. As aulas acontecem no Hilton Barra com uma trilha de conhecimento composta por diversos workshops, como introdução à hotelaria; recepcionista; alimentos, bebidas e banquetes, recursos humanos, finanças, vendas e marketing. A metodologia utilizada é a do SENAC, com base no Aprender Fazendo, que oferece um ambiente de aprendizado dinâmico e prepara os participantes para os desafios do mercado de trabalho. Ao final do curso, os alunos recebem o certificado e são encaminhados para processos seletivos.

A vivência dos jovens em áreas diversas do Hilton Barra é acompanhada pela equipe do hotel, que organiza miniprojetos para que os participantes possam atuar em conjunto com as equipes de cada área. Dessa forma, os alunos colocam em prática com conhecimentos adquiridos e desenvolvem as habilidades necessárias para alcançar o sucesso em suas jornadas acadêmicas e nos futuros trabalhos.

Thayssa Dandara foi aluna da primeira turma da Escola Carvalho Hosken de Hotelaria, em 2014, e trabalha no Hilton Barra desde então. “Minha experiência no projeto foi muito boa. Conheci o programa por meio de um trabalho voluntário na Cidade de Deus, que viabilizou meu cadastro no curso. Essa oportunidade permitiu que eu tivesse o primeiro contato com a hotelaria, conquistasse um emprego melhor e mudasse a realidade da minha família. Hoje eu sou um exemplo de perseverança para o meu filho”, conta Thayssa, supervisora de Governança do hotel.

Além de Thayssa, muitos outros ex-alunos compõem hoje ou já fizeram parte do quadro de colaboradores do Hilton Barra, mas é importante ressaltar que o curso prepara os participantes para o mercado e suas diferentes possibilidades. Joe Luz, por exemplo, formando dessa última edição, aplica na prática do seu trabalho como cumim (como é conhecido na área o auxiliar de garçom) o que aprende na teoria e se prepara para buscar oportunidade em cruzeiro. “Vi que era uma grande oportunidade para mim, mas sem saber no que ia dar. Aprendendo com os módulos, A&B, recepção, governança, entre outros, me chamaram à atenção as possibilidades presentes e futuras. Uma coisa muito estimulada no curso é pensar alto e agora estou correndo atrás do meu sonho, que é trabalhar em cruzeiro. Já sou formado em psicologia e tenho inglês, então, agora tenho todo o perfil, justamente por causa do curso. O Hilton foi muito importante nessa fase da minha vida”, conta Joe animado.

Deixe um comentário