FEST Bixiga comemora os 146 anos do icônico bairro paulista com programação gratuita até 16 de novembro

Bairro do Bixiga completa 146 anos

O Bixiga (ou Bexiga), icônico bairro situado nas proximidades da região central da capital e também da Avenida Paulista, completou 146 anos neste mês de outubro e para celebrar essa data especial, a XVI edição do FEST Bixiga está sendo realizada desde o dia 1º de outubro e vai até 16 de novembro.  A programação é gratuita e oferece uma ampla gama de atrações culturais, educativas e artísticas para todos os públicos.
O festival, um dos eventos mais tradicionais da cidade, reforça o papel do Bixiga como um dos maiores redutos culturais e históricos da capital paulista. A organização tem à frente o jornalista e bacharem em Direito, Candinho Neto, que também é presidente de um dos blocos carnavalescos mais antigos de São Paulo, a Banda do Candinho, e é morador do bairro há cinquenta anos, a maioria desses, participando da cena cultural da região. O vento conta ainda, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura da capital.
 “O Bixiga é um dos bairros mais importantes da cidade de São Paulo, pois aqui temos um importante polo cultural, gastronômico e comercial, além de toda uma história que envolve os imigrantes europeus e outras etnias. É um local muito plural”, comenta Candinho.
DESTAQUES 
 
Lavagem das Escadarias do Bixiga: organizada pela Igreja Messiânica do Brasil, que reúne centenas de pessoas todas com vestimentas brancas, com flores, ervas aromáticas, e cânticos simbolizando levar ao bairro e a todas as pessoas da região, renovação de energias e boas vibrações.
Show Musical: vários artistas, entre eles, a bateria e velha guarda da escola de samba Vai Vai, uma das mais tradicionais de São Paulo, que nasceu no bairro do Bixiga e até pouquísismo tempo ainda mantinha sua quadra no coração do Bixiga
Tradição e pluralidade cultural
 
O Bixiga teve seu nome alterado para Bela Vista em 1910. O nome Bixiga vem do apelido do antigo proprietário das terras, Antônio José Leite Braga, que tinha o rosto marcado pela varíola. O bairro surgiu com a chegada de imigrantes, principalmente italianos, a São Paulo. É conhecido por ser um reduto italiano e cultural da cidade. O bairro é um ponto privilegiado para quem busca comodidade, pois está localizado na zona central da cidade, entre a Consolação e a Liberdade. O local concentra teatros, museus, bares, cantinas, praças, projetos sociais, festas, feiras, livrarias e outros espaços culturais, sendo um dos bairros mais tradicionais de São Paulo.
Ao longo dos anos, o Bixiga também se consolidou como o bairro de São Paulo com o maior número de publicações, livros e registros sobre sua história, refletindo sua importância cultural para a cidade.
SERVIÇO
 
XVI FEST Bixiga – Comemoração dos 146 anos da Bela Vista
Até 16/ de novembro de 2024 
Eventos que ainda vão acontecer
Lavagem da Escadaria do Bixiga (26/10): Uma das atividades mais simbólicas do bairro, coordenada pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil. Uma atividade muito bonita, com pessoias com vestimentas cor branca, cânticos, flores – que trai uma grande uantidade de pessoas.
Horário: 13:00h às 19:00h.
Local: Escadaria do Bixiga – Bela Vista.
Show musical (10/11): incluindo forró, samba e grupos tradicionais da Velha Guarda da Vai-Vai.
Horário: 10h às 22h
Local: Palco na Avenida Rui Barbosa entre as ruas Conselheiro Carrão e Fortaleza.
Oficina de Berimbau  (16/11): Academia de Capoeira Quilombola de Luz
Horário: 14h
Local: Rua: Luiz Porrio, 463

Deixe um comentário