“Diversidade e inclusão” é o tema do XIV Encontro Escola Sesc de Bibliotecas Escolares, que acontece no próximo dia 25 de outubro, no Polo Educacional Sesc, no Rio de Janeiro. O evento pretende reunir profissionais que atuam no universo das bibliotecas para mostrar a importância desses espaços como centros de cultura e educação acessíveis a todos. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 18 de outubro por meio deste link.
O encontro debaterá práticas, políticas e tecnologias que podem ser adotadas para eliminar barreiras físicas, sensoriais e cognitivas, promovendo uma inclusão plena da sociedade. Além de palestras com especialistas, o evento terá ainda oficinas de acessibilidade cultural e acessibilidade em biblioteca.
Entre os participantes, haverá palestra de Maria Carvalhosa, jovem que ficou cega aos 13 anos após um erro médico e que nunca desistiu de sua paixão pela leitura. Ela idealizou o “Supersônica Livros”, site com acessibilidade total para deficientes visuais, com venda de audiolivros.
Também estarão presentes especialistas como Janicy Costa, Integrante do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIRIO; Edilmar Alcantara dos Santos, bibliotecário do Benjamin Constant; e Carla Souza, mestre em diversidade e inclusão na linha de produção de material educativo e estudiosa da educação bilíngue para surdos.
“O Encontro Escola Sesc de Bibliotecas Escolares se tornou uma referência de formação, diálogo e trocas de experiências para os profissionais da área de biblioteconomia e leitura no Estado do Rio de Janeiro. Com esse encontro, queremos dar luz à discussão e sensibilizar os profissionais que atuam nos ambientes de leitura para a importância de se garantir acessibilidade, diversidade e inclusão, contribuindo assim para a educação e a cultura de maneira mais ampla”, comenta Janaína Cunha, Diretora de Programas Sociais do Sesc.
Rede Sesc de Bibliotecas
O Sesc mantém bibliotecas em todo o território nacional, espaços preparados para leitores de todas as idades com o objetivo de incentivar o hábito da leitura. São 387 bibliotecas e espaços de leitura e 45 unidades móveis do projeto BiblioSesc, caminhões adaptados com estantes que circulam pelo país com o um acervo de 3,5 mil exemplares, atendendo principalmente a localidades com pouco acesso a livros. Além disso, as bibliotecas do Sesc promovem programações culturais voltadas à literatura, como bate-papos com autores, contação de histórias e mediação de leitura.
Serviço
XIV Encontro Escola Sesc de Bibliotecas Escolares
Data: 25 de outubro
Local: Polo Educacional Sesc – Av. Ayrton Senna, 5677 Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ
Programação:
8h – 9h: Recepção e credenciament
9h – 9h15: Abertura
9h15 – 10h30: Palestra “O Papel social do bibliotecário”, com Renata Andrade, diretora Técnica no Instituto Diversitas (SP), responsável por desenhar soluções relacionadas à Gestão Inclusiva.
10h30 – 11h45: Mesa “Promovendo a Inclusão e Acessibilidade nas Bibliotecas: Estratégias e Desafios”, com Janicy Rocha (UNIRIO), coordenadora do Projeto de Tutoria Especial, que tem como objetivo auxiliar discentes com deficiência visual no enfrentamento de barreiras atitudinais e comunicacionais encontradas no cotidiano acadêmico; Edilmar Alcantara dos Santos Jr., bibliotecário do Benjamin Constant; Nara Campos, bibliotecária do Museu de Arte do Rio – MAR.
11h45 – 12h45: Palestra – “O Som dos livros: uma conversa com Maria Carvalhosa sobre acessibilidade literária para pessoas cegas”
Maria Carvalhosa é idealizadora do Supersônica Livros, site com acessibilidade total para deficientes visuais, com venda de audiolivros.
13h – 14h: Almoço
14h15-15h15: Mesa “Acessibilidade cultural e educação”, com Marina Baffini, artista plástica, arte educadora, pós-graduada em arte terapia e especialista em acessibilidade cultural; Carla Souza, especialista em educação bilíngue para surdos, mestre em diversidade e inclusão na linha de produção de material educativo; Elane Ronchini, professora e pedagoga, com especialização em educação especial e inovação tecnológica.
15h15 – 16h15: Palestra “Mediação de leitura acessível e inclusiva”, com Carla Mauch, coordenadora-geral da organização Mais Diferenças, responsável pelas versões acessíveis do Programa Leia para uma Criança (Itaú).16h30 – 18h:
Oficina “Acessibilidade Cultural”, com Isadora Ribeiro, terapeuta ocupacional e mestranda em Cultura e Territorialidades com foco em interseccionalidade, deficiência e população negra.
Oficina “Acessibilidade em Biblioteca”, com Nara Campos, bibliotecária, curadora de projetos literários e mediadora cultural.