O Instituto Bienal Amazônia (IBA) e a Saphira & Ventura apresentam “Diálogos para o Planeta – Cultura e Consciência”

Instituto Bienal Amazônia


O Instituto Bienal Amazônia (IBA) e a Saphira & Ventura apresentam o evento “Diálogos para o Planeta – Cultura e Consciência”, no Rio de Janeiro, uma pré-bienal da 1ª Edição Internacional Bienal Amazônia de Arte, Design, Arquitetura, Tecnologia e Sustentabilidade” SOMOS TODOS AMAZÔNIA”, com uma série de atividades culturais e educativas sobre sustentabilidade e o futuro do planeta, de 1º de novembro de 2024 a 31 de Janeiro de 2025, em consonância com a reunião do RIO/G20 no Brasil, colocando o mundo com a atenção voltada para o tema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

Em novembro de 2025, Belém, PA, sediará a 1ª Bienal Amazônia, com a participação de cerca de 500 artistas nacionais e internacionais, tornando-se uma das maiores exposições visuais e educacionais do país. O objetivo de realizar a 1 edição Internacional Bienal Amazônia de Arte, Design, Arquitetura, Tecnologia e Sustentabilidade ” SOMOS TODOS AMAZÔNIA”, durante a COP 30 é buscar o alinhamento com as discussões e decisões sobre mudanças climáticas global e outras questões ambientais e sociais.

“SOMOS TODOS AMAZÔNIA” é um evento global que visa promover a cultura brasileira, especialmente a indígena, a preservação ambiental do planeta e o desenvolvimento sustentável, buscando conscientizar sobre a importância dos 5 biomas, Floresta Amazônica, a Década do Oceano, e a importância do Cerrado como o berço das águas. Além da projeção da arte brasileira e o engajamento com o empreendedorismo, a Bienal global tem o compromisso com o fortalecimento da economia local, geração de empregos e incentivo ao turismo na região, contando com o apoio Institucional da Embratur, Rio/G20, e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PUC-Rio, ESPAÇO BB, International Contemporary Art Society, Artoday, Brazilian American Commerce Chamber, Aldeya Life Park e Aquele Abraço.org e Tidelli.

Devido a realização da reunião do G20 no Brasil, as atividades pré-bienal SOMOS TODOS AMAZÔNIA, terão início em novembro deste ano, pelo Rio de Janeiro, buscando conectar líderes, especialistas, artistas e cidadãos em uma profunda reflexão sobre os desafios ambientais atuais, utilizando a cultura como ferramenta de transformação social, através de debates temáticos, o lançamento de documentário, além de exposições de arte, design, arquitetura e tecnologia, com a participação de artistas nacionais e internacionais, que ocuparão espaços do Rio de Janeiro, como o Galpão Cultural da Marinha do Brasil em colaboração com o Espaço BB, Aldeya Life Park, Parque Glória Maria (Parque das Ruínas) e PUC-Rio – Casa de Inovação. A exposição vai itinerar em; Brasília, São Paulo, Miami, New York, Cairo, Belém,Veneza e Paris.

Sobre o evento “Diálogos para o Planeta – Cultura e Consciência”

Exposições: arte, design, arquitetura, tecnologia, e sustentabilidade com artistas nacionais e internacionais

Documentário: entrevistas com chefe de estado e pessoas que representam vários papéis na sociedade

Summits: energia, educação, saúde e metaverso industrial

Assuntos: problemas existentes , soluções possíveis e consciência coletiva

Meditação coletiva: Momento ecumênico pela paz

Três questões a serem abordadas

Quais são os principais desafios em seu país em relação à justiça social, sustentabilidade e coerência coletiva, considerando sua posição e função social?

Quais ações você está tomando ou sugere para resolver ou melhorar essas questões, levando em conta sua posição e função social?

Como a consciência coletiva pode contribuir para resolver esses problemas?

Sobre as ocupações no Rio de Janeiro

Ocupação #1 Marinha do Brasil
Realização Instituto Bienal Amazônia “SOMOS TODOS AMAZÔNIA”, Espaço BB e Saphira & Ventura.
Local: Galpão Cultural da Marinha do Brasil/Espaço Cultural da Marinha do Brasil, Rio de Janeiro
Data: 1 de Novembro de 2024 a 31 de Janeiro de 2025 com abertura com cerimonial da Marinha
Exposições de arte apresentando Pré-Bienal Amazônia “Somos Todos Amazônia ” por um Mundo Justo e um planeta Sustentável
“Amazônia Azul” do acervo da Marinha do Brasil
Exposição de jóias, design e moda
Educativo da Marinha do Brasil

Conferência: Museu Naval
Datas: 20 de Novembro de 2024
Assunto: Metaverso
16 de Novembro – celebração do dia da Amazônia Azul.
17 de novembro: Meditação Coletiva Ecumenica pela Paz.

Ocupação #2 Aldeya Life Park

Local: Aldeya Life Park Data: 12 a 22 de novembro
Exposição + Summit
AEROTRÓPOLIS no Aldeya Life Park na Ilha do Governador -Exposições de arte apresentando Pré-Bienal Amazônia “Somos Todos Amazônia ” por um Mundo Justo e um planeta Sustentável

Ocupação #3 Parque Glória Maria

Local: Parque Glória Maria (Parque das Ruínas)
Data: 12 a 20 de novembro
Exposições de arte apresentando Pré-Bienal Amazônia “Somos Todos Amazônia ” por um Mundo Justo e um planeta Sustentável
Cerimônia de abertura com rituais e danças dos povos originários Pataxós e outras nações .
Intervenção de Moda sustentável,
Grande Rede Internacional de Meditação com diversas personalidades, buscando a Paz, Justiça Social e Sustentabilidade.
Experiência Imersiva.

Conferência: 13 de novembro –
Encontro Inovação Social, Vozes da Transformação.

Ocupação #4 PUC-Rio

Local: PUC-Rio – Casa de Inovação
Data: 4 a 22 de Novembro
Exposição + Summit Summit de ARTE & TECNOLOGIA
Esculturas e Instalações espalhadas pelo Campus.
Exposições de arte apresentando Pré-Bienal Amazônia “Somos Todos Amazônia ” por um Mundo Justo e um planeta Sustentável

Sobre o documentário

Já em produção, tem por objetivo registrar esse momento histórico no Rio de Janeiro, destacar a urgência de soluções inovadoras para sustentabilidade e justiça social, celebrando a rica cultura local da cidade, a esperança e o espírito de colaboração deste evento fundamental, retratando líderes mundiais em plena ação.

O documentário tem como parceiros o Instituto David Lynch, através da colaboração em sessões de meditação e discussões sobre paz e consciência, bem como de artistas e celebridades brasileiras e internacionais, que adicionam dimensões culturais e educacionais ao documentário.

A Pré- Bienal Amazônia, “Somos todos Amazônia “, por um Mundo Justo e um planeta Sustentável, tema do G20, é um evento oficial paralelo, tendo como apoiadores as seguintes organizações: Galpão Cultural da Marinha, Espaço BB, Aldeya Life Park, YDUQs, Parque das Ruínas ( Glória Maria), PUC / Rio, Rio G2O, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Câmara do Comércio Brasileira em NY, New York International Contemporary Art Society,Tidelli.

Deixe um comentário