Foto: Pedro Siqueira
Na próxima quarta-feira (25), o Império Serrano realiza o último tira-dúvidas sobre o enredo “O que espanta miséria é festa”, uma homenagem ao icônico compositor Beto Sem Braço. O encontro vai acontecer na quadra da escola, em Madureira, das 19h às 21h, reunindo os compositores interessados em participar da disputa de samba para o Carnaval 2025.
Conhecido por sua genialidade, Beto Sem Braço deixou um legado de composições que tocam corações até hoje, especialmente no Império Serrano com sambas icônicos como “Bum Bum Paticumbum Prugurundum” e “Mãe, baiana mãe”. O enredo para 2025 explora a ideia de que a festa e a celebração, tão presentes no samba, têm o poder de espantar a miséria e representar a resistência da cultura popular.
Responsável pelo desenvolvimento do enredo, o carnavalesco Renato Esteves destaca a importância deste momento de troca e esclarecimentos para que venham grandes obras visando o próximo desfile.
– Beto Sem Braço foi um artista que encontrou na festa e no samba a melhor forma de enfrentar as adversidades. O enredo busca refletir essa essência e, neste tira-dúvidas, queremos que todos os compositores se sintam conectados com essa energia para que os sambas traduzam com fidelidade essa mensagem – explicou Esteves.
Este será o último encontro antes da entrega dos sambas concorrentes, marcada para o próximo dia 1º de outubro. Em 2025, o Reizinho de Madureira vai encerrar os desfiles da Série Ouro no sábado, dia 1º de março, na Marquês de Sapucaí.