Em evento na ONU, Afya anuncia meta de oferecer 5 milhões de atendimentos gratuitos de saúde até 2030

Afya


A Afya, maior hub de educação e soluções para a prática médica do Brasil, anuncia um compromisso público no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3), que visa garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades. O anúncio é realizado durante o SDGs in Brazil 2024, evento promovido pela rede brasileira do Pacto Global da ONU em Nova Iorque e que reúne líderes de empresas para discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O objetivo firmado estabelece como meta a realização de 5 milhões de atendimentos gratuitos de saúde até 2030. Para atender as comunidades e alcançar os resultados estimados, a Afya vai aumentar para 27 o número de ambulatórios próprios que realizam consultas médicas e atendimentos de saúde em diversas especialidades, como psicologia, fisioterapia, odontologia, entre outras. Atualmente, são 20 ambulatórios em diferentes localidades.

Além da ampliação de ambulatórios, 16 unidades de graduação serão contempladas até 2030 pela Rede Afya de Saúde Digital, projeto de telemedicina que permitirá a troca de experiências entre professores, estudantes e preceptores, além de aumentar a oferta de atendimentos gratuitos, especialmente de especialidades onde há carência de profissionais em algumas regiões de atuação, como Psiquiatria.

Virgilio Gibbon, CEO da Afya e Líder de ImPacto da ODS 3, destaca que o engajamento da companhia nesse movimento converge com os esforços realizados pela empresa para promover o acesso à saúde de qualidade em todo o Brasil. “A adesão ao ODS 3 destaca como é possível alinhar os objetivos do nosso negócio a um propósito significativo, gerando um impacto duradouro nas populações que atendemos e promovendo mudanças de longo prazo na qualidade de vida e na saúde das comunidades. Para isso, trabalhamos muito próximos dos órgãos públicos e iniciativas como os ODS, com o objetivo de influenciar a criação de políticas públicas que contribuam para a fixação de médicos em localidades menos favorecidas geograficamente e que melhorem os índices da relação médicos por mil habitantes”, explica.

Este é o segundo ODS endossado pela Afya. Em 2021, a empresa assumiu o compromisso público junto a ODS 5, que fomenta a promoção da equidade de gênero. A meta para este ODS na Afya é ter, até 2030, 50% de mulheres em cargos de liderança (gerentes e acima).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de 17 objetivos e 169 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) até 2030, com o objetivo de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Deixe um comentário