Clarissa Chaves é a nova ‘Jerusa’ de “Gabriela, Cravo e Canela”

Clarissa Chaves


A artista multifacetada Clarissa Chaves está no elenco da montagem do musical ‘Gabriela’, produzido pelo Ceftem RJ, no papel da personagem ‘Jerusa’, já representada pelas atrizes Nívea Maria e Luiza Valdetaro, com estreia em 22 de novembro, no Teatro Dulcina, RJ.

Gabriela é um dos mais famosos romances do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1958, trazendo um momento de mudança na produção literária do autor, que até então tratava de temas sociais. É Gabriela quem personifica as transformações de uma sociedade patriarcal, arcaica e autoritária, impulsionada por uma renovação cultural, política e econômica, através de seu jeito livre de ser.

Se no início Jerusa era uma moça submissa e que aceitava as ordens de seu avô, Ramiro Bastos, ao se apaixonar por Mundinho, inimigo número um do Coronel, passou a perceber que os ideais feministas de sua melhor amiga Malvina não eram tão absurdos quanto supunha. Assim, a personagem passou a ceder aos encantos de seu grande amor e, enfim, teve a primeira noite com Mundinho. O casal é considerado um dos melhores da história. Jerusa representa a luta pela liberdade de amar e pelo empoderamento feminino.

Além de Clarissa Chaves, o time de atores é formado por Allan Castro, André Celant, Avner Proba, Beatriz Faria, Fernanda Botelho, Gabiá, Igor Barros, Isabella Antunes, Isadora Gomes, Jennifer Lemos, Jhony Maia, Julio Lima, Lucas San, Luísa Gomes, Marcela Amorim, Matheus Damaso, Mathias José, Sarah Aysha, Sofia Kirk, Sônia Corrêa, Tairini e Vinícius Medeiros.

Sobre Clarissa Chaves

Clarissa Chaves é carioca, cantora, compositora e atriz. Mas, desde muito cedo, entrou para o mundo das artes, fazendo teatro e cantando, com um repertório por onde passam Djavan, Elis, Marisa Monte, Rihanna, Ariana Grande, Amy Winehouse, entre outros. Como cantora e compositora, está em produção de um álbum, com um lançamento inesquecível no início de 2025, confirmando seu lugar no pop/rock e na MPB/rock. Na produção, Luiz Lopez (guitarrista de Erasmo Carlos, e que tocou com Penelope e Pato Fu no Rock in Rio 40 anos), Diogo Macedo, do Emestudio (que tem o Biquini Cavadão entre seus clientes), Paula Ramagem (empresária e assessora), Anita Carvalho, Roberta Senna e Marina Mattoso do Music Rio Academy.

Em 2023, fez vários shows. Nesse segundo semestre, entra em estúdio para a gravação de seus singles, que vão formar um álbum em 2025. Com produção de Luiz Lopez e mixagem/masterização de Diogo e Tuta, da Emestudio. Assessoria de imprensa e produção executiva de Paula Ramagem. Recentemente, participou do concurso da 89 FM A Rádio Rock para abrir o Lollapalooza BR 2024.

No teatro, Clarissa Chaves fez parte do Musa Cia Teatral Solar Meninos de Luz, de 2022 a 2023, onde atuou como assistente de direção musical e atriz na peça ‘O Nariz’, de Gogol, tendo se apresentado no Festival Nova Cena (Itajaí/SC), e em espaços do RJ. Atuou na companhia também como assistente e dando aula para crianças.

Fez parte da direção musical e foi responsável pelo visagismo da peça ‘Lenços e Ventos’, em 2023, no Teatro Solar Meninos de Luz, onde também atuou na peça ‘O renascer da esperança, uma história de luz’. De 2007 a 2011, estudou com Ana Luiza Folly. Em 2011, passou pelo Tablado. Em 2013, participou do curta-metragem ‘Sequestro na Rede Social’. Foi convidada para um teste na Rede Record e para Elis, o Musical.

Instagram: @chavesclari

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem

Sobre o musical

O clássico “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, ganha uma nova versão para o teatro em formato de musical. A produção, realizada pelo Ceftem RJ, conta com uma equipe criativa de destaque: João Fonseca e Nello Marrese na direção, Tony Lucchesi na direção musical e Bella Mac na coreografia. Quem assina a adaptação é Vitor de Oliveira, dramaturgo e roteirista de programas, como “Vai Que Cola” do Multishow e novelas, como “O Astro” e “I Love Paraisópolis”, ambas da Rede Globo.

“Gabriela – O Musical” promete ser uma celebração da brasilidade, com uma trilha sonora que combina músicas originais compostas por Tony Lucchesi, com letras de João Fonseca, e clássicos de artistas brasileiros como Gal Costa, Maria Bethânia, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo.

João Fonseca, diretor geral, é um dos nomes mais conhecidos do meio, por seu trabalho em grandes produções que retratam ícones da música brasileira, como Tim Maia, Cazuza e Cássia Eller, além de sucessos internacionais como “Godspell” e “O Rei do Rock – Elvis”. Atualmente, Fonseca também está à frente da direção do espetáculo “Tom Jobim Musical”. Fora do teatro, ele já dirigiu séries de sucesso na TV, como “Vai Que Cola” e “A Vila”.

Já Nello Marrese, que divide a direção geral com Fonseca, é um nome premiado no teatro brasileiro, tendo recebido prêmios como APTR, CESGRANRIO e FITA. Foi diretor de “Sonho de Uma Noite de Verão”, “Despertar da Primavera” e “Evoé”. Além de diretor, Marrese também é cenógrafo.

A direção musical do espetáculo, ficará por conta de Tony Lucchesi, que também é responsável pela trilha sonora original. Lucchesi esteve envolvido em produções recentes e aclamadas como “A Cor Púrpura”, “Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo” e “Conserto Para Dois”, de Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello. Fora do teatro, Lucchesi também é conhecido por seu trabalho como arranjador no programa “The Voice Brasil”, da Globo.

A adaptação musical de “Gabriela, cravo e canela” promete conquistar os corações tanto de quem é fã do livro, quanto das versões para a TV. Desde sua publicação, “Gabriela, Cravo e Canela” tornou-se um sucesso mundial e foi adaptado diversas vezes.

Apoios: Cachaça Gabriela/Paratiana Cachaça Artesanal, Pinga Prime, Aba Chapéu Panamá, Dix, Jo & Joe Rio, Funarte, Ministério da Cultura/Governo Federal, Sobrado da Cidade.

Gabriela, o Musical

  • Teatro Dulcina
  • Rua Alcindo Guanabara, 17 – Cinelândia/Centro, RJ
  • De 22/11 a 08/12/2024
  • Sextas e sábados, às 19h30
  • Domingos às 18h
  • Ingressos: Sympla (antecipados) / Bilheteria do teatro (no dia)

Assessoria de Imprensa
Paula Ramagem

Deixe um comentário