Acesso à água evolui pouco nos últimos anos e população indígena é a mais afetada pela ausência do recurso

Acesso à água


O acesso à água potável é vital para uma vida digna e essencial para a saúde. Ela é fundamental para a alimentação, o meio ambiente, a agricultura, as indústrias, o turismo e o clima, servindo como o principal pilar de todas essas atividades. Entretanto, mesmo sendo essencial para todas essas áreas de nossa vida, ainda 32 milhões de brasileiros vivem sem acesso à água potável no Brasil.

Nos últimos cinco anos, o indicador de atendimento de água pouco evoluiu, evidenciando a necessidade de priorizar a melhoria do saneamento básico no país. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base 2022, entre 2018 e 2022, o acesso à água aumentou apenas 1,3 pontos percentuais, passando de 83,6% para 84,9%.

QUADRO 1: EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE ATENDIMENTO NO BRASIL, 2018–2022 (%)

Além disso, de acordo com dados do IBGE (2022), disponíveis no Painel Saneamento Brasil, a população indígena é a mais afetada pela falta de água, com quase metade (48,9%) sem acesso ao recurso hídrico. Em seguida, as populações parda e preta também estão entre as mais prejudicadas pela ausência de água.

Tabela 1 – Percentagem da população sem acesso à água, IBGE 2022

Fonte: IBGE (2022). Painel Saneamento Brasil

Deixe um comentário