A União do Parque Acari, escola de samba do Complexo de Acari, está vivendo um momento histórico e emocionante. Tainara Martins, intérprete oficial da agremiação que faz dupla com Leozinho Nunes, se juntou aos compositores Moacyr Luz e Fred Camacho para gravar o samba-enredo que embalará a segunda apresentação da escola na Marquês de Sapucaí pela Série Ouro no Carnaval de 2025. Este feito é ainda mais significativo considerando que Tainara é uma das poucas mulheres a ocupar esse posto em um cenário predominantemente masculino.
Cantora de pagode e de rodas de samba, Tainara Martins iniciou sua trajetória no carnaval em 2015, desfilando pela primeira vez como componente na extinta escola de samba Corações Unidos do Amarelinho. A intérprete também fez parte do carro de som da Império da Tijuca nos anos de 2018 e 2019. O convite para estar à frente do carro de som da União do Parque Acari chegou em 2021, feito por Carlos Eduardo, o Dudu, presidente da agremiação e marido de Tainara.
A gravação do samba-enredo aconteceu no estúdio Rafael Prates, localizado na Tijuca, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Os compositores Moacyr Luz e Fred Camacho, responsáveis pela composição, estavam presentes para dar uma roupagem musical ao enredo “Cordas de Prata – O Retrato Musical do Povo,” desenvolvido pelo carnavalesco Guilherme Estevão. Paulinho Sete Cordas também esteve presente, abrilhantando ainda mais a brilhante composição da dupla.
“Não tenho palavras para definir o que significa estar ao lado desses ícones da música. É a certeza de que eu ainda tenho tanta coisa boa para aprender e partilhar. Eu os chamo de professores”, declarou Tainara emocionada.
No último Carnaval, Tainara fez sua estreia com intérprete oficial de uma agremiação na Marquês de Sapucaí, dividindo o microfone com Leozinho Nunes para contar a história dos 50 anos de luta e resistência do “Ilê Aiyê”, primeiro bloco afro do Brasil, criado em 1° de novembro de 1974 nas ladeiras do Curuzu, em Salvador, Bahia.
A presença de mulheres como Tainara em espaços de destaque no Carnaval é de extrema importância, reforçando a representatividade e o empoderamento feminino em um ambiente tradicionalmente dominado por homens. A gravação do samba-enredo pela intérprete Tainara Martins e Leozinho Nunes, com supervisão dos compositores Moacyr Luz e Fred Camacho, marca um capítulo importante na história da União do Parque Acari. Mais do que uma celebração, é um símbolo de resistência e representatividade feminina em um cenário historicamente masculino.
A União do Parque Acari, que será a segunda escola a desfilar pela Série Ouro da Liga RJ no segundo dia dos desfiles, 1º de março, na Marquês de Sapucaí, ainda não divulgou uma data de lançamento do seu samba-enredo oficial, mas em breve o anunciará em suas redes sociais.
Assessoria de Imprensa
Adriano Cornélio