Nesta quarta-feira (7), termina a votação para escolha dos membros do Conselho Federal de Medicina (CFM) para o período que vai de outubro de 2024 a setembro de 2029. Em movimento inovador e histórico, as eleições do CFM estão acontecendo pela internet, das 8h às 20h (horário de Brasília), através do site Link. O primeiro dia do pleito foi na terça-feira (6).
Este pleito é um marco na história do CFM, proporcionando maior acessibilidade e participação dos médicos em todo o país. Cada estado e o Distrito Federal elegerão dois conselheiros federais (um titular e um suplente), totalizando 54 conselheiros, que tomarão posse em 1º de outubro de 2024. O processo está sendo coordenado pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), com o apoio das Comissões Regionais Eleitorais (CREs).
Todos os médicos com cadastro atualizado e sem pendências administrativas com seu Conselho Regional de Medicina (CRM) são obrigados a votar, exceto os maiores de 70 anos (facultativo) e aqueles que atuam exclusivamente no serviço militar (que não tem direito ao voto).
Inovação e Transparência – A eleição online representa um avanço significativo para o CFM, tornando o processo mais ágil, transparente e participativo. A empresa Webvoto é responsável pelo sistema de segurança que será utilizado nas eleições, assegurando sigilo e integridade dos votos por meio de autenticação e encriptação.
Todo o processo eleitoral está sendo auditado pela empresa The Perfect Link, assegurando a conformidade das regras. Além deles, o pleito será acompanhado, como observadores, por representantes da Ordem dos Advogados, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e da Polícia Federal.
Assessoria de imprensa do CFM