Rio Innovation Week atrai grande público em suas primeiras horas

Já em suas primeiras horas, o Rio Innovation Week atraiu um grande público ao Píer Mauá, para as conferências e a visita aos estandes dos expositores. Às 10h30, no primeiro encontro do RIW Talks, Fabrício Tota, VP de Novos Negócios do Mercado Bitcoin, Alena Afanaseva, CEO da BeInCrypto, Aline Fernandes, jornalista, e Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe!, estiveram juntos para falar sobre “O Futuro do dinheiro: Como a inovação está mudando o mercado financeiro e os impactos na América Latina”. Nathalia destacou as dificuldades e potencialidades do continente: “Infelizmente, 70% da América Latina não tem a oportunidade de ter acesso a empréstimos e nem moedas digitais. E são justamente as criptomoedas que irão ajudar a remover todas essas fronteiras para que as pessoas que possam construir um mundo mais visionário. A aposta da tokenização é transformar e simplificar o futuro”.

Foto: Ag. Enquadrar

Entretenimento e sustentabilidade

Quem passeava pelos galpões do Píer encontrava novidades como o espaço do e Museu do Esporte, em que é possível ter a experiência de praticar arco e flecha e andar de skate em ambientes virtuais, com imersão em cenários especialmente criados para as modalidades. No galpão destinado ao Agro, a sustentabilidade também está entre as prioridades. O Solix AG Robotics, equipamento autônomo e movido por energia solar, mostra aos interessados como a tecnologia pode reduzir em até 95% a aplicação de herbicidas e reduzir a compactação do solo e a pegada de carbono, além de aumentar a produtividade.

Na conferência Conecta Varejo, Martha Gabriel, CEO da Future Now Strategies, deu uma aula sobre “Inovação em ação”. Ela lembrou que “quando a tecnologia muda, o mundo muda e os problemas, também”, ao mesmo tempo em que ressaltou que a inovação não deve ser limitada à invenção. A partir da percepção de um problema, é possível inovar mudando processos ou usando de criatividade. Como exemplo, citou o exemplo de um supermercado holandês que criou, com sucesso, um terminal de caixa lento, especializado em atender pessoas – especialmente idosas – que gostam de conversar quando fazem compras, não têm a pressa de muitos consumidores.

No estande dos Repórteres sem Fronteiras, o visitante tem a chance de conhecer tecnologias que permitem diagnósticos a distância, por meio do uso de Inteligência Artificial.E, na conferência do Impacto Hub sobre “Comida que Transforma”, David Hertz, fundador da Gastromotiva e cofundador do Pacto Contra a Fome, disse que sua iniciativa é “um lugar de articulação, conhecimento, mobilização, um showroom de tudo que acredito que a gastronomia pode oferecer”. Debateram com ele Daniela Maia, secretária de Turismo do Rio, e as chefs de cozinha Claudia Queiroga e Georgia Gomes.

Tarde e noite

A tarde e a noite reservam muito mais. Suzana Herculano, neurocientista de renome mundial, fará uma palestra “Desvendando o Cérebro Humano: Novas Descobertas e Perspectivas”, às 17h, no Ciência para Todos; Vandana Shiva, filósofa e ativista ambiental, e Tatiana Roque, professora e ex-secretária de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro, estarão juntas no encontro “A Sabedoria da Terra: Lições de Vandana Shiva para o Mundo”; e o diretor e produtor Daniel Filho compartilhará sua experiência em “Cinema: inovação e criatividade”, ao lado do diretor e autor André Pellenz, no RIW Pop Tech, às 19h.

Amamentação

As mães que têm filhos em fase de amamentação encontram uma sala de apoio com estrutura adequada para coleta e armazenamento do leite durante o evento, montada pela Transpetro, maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina. Neste Agosto Dourado, mês que promove a importância do aleitamento materno, a empresa busca engajar outras empresas nesse tipo de iniciativa inclusiva.

GRANDES NÚMEROS DO RIW

  • 3 mil palestrantes
  • 2,5 mil startups
  • 20 mil empregos gerados 75 mil m² de área
  • 28 palcos simultâneos 2,6 bilhões em negócios 150 mil visitantes
  • 350 expositores
  • 19 patrocinadores
  • 29 parceiros

PALESTRANTES DE RENOME NO MUNDO

  • Nadia Murad, ativista ganhadora do Nobel da Paz
  • Kip Thorne, físicoteórico ganhador do Prêmio Nobel
  • Sandrine Dixson-Declève, cientista e liderança ambiental
  • Vandana Shiva, física e ativista ambiental
  • Eric Ries, autor do best-seller “Lean Startup”
  • Uri Levine, cofundador do Waze
  • Fritjof Capra, físico conhecido pela visão sistêmica da vida

PALESTRANTES DE RENOME NO BRASIL

  • Ailton Krenak, líder indígena e imortal da ABL
  • Marcelo Gleiser, físico ganhador do Prêmio Templeton
  • Fabrício Carpinejar, escritor ganhador do Prêmio Jabuti
  • Adriana Barbosa, CEO do PretaHub
  • Suzana Herculano,cientista que estuda a evolução do cérebro
  • Camila Farani, investidora e empreendedora
  • Zezé Motta e Larissa Manoela, atrizes Xuxa, ícone da TV e empresária
  • Luiza Brunet, ex-modelo, ativista e empreendedora
  • Sabrina Sato, apresentadora e empreendedora

Como participar

RIO INNOVATION WEEK 2024

Quando: 13 a 16 de agosto

Onde: Píer Mauá, na Av. Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro Ingressos e credenciamento de imprensa: rioinnovationweek.com.br

Patrocínio

O Rio Innovation Week conta com patrocínio do Banco do Brasil, Grupo Boticário, Stellantis, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Petrobras, Light através da Lei Estadual do Esporte, Dasa, Repsol Sinopec, Caixa, Carterpillar, PWC, Ibmec, Ticket Serviços, Multiterminais, FNT Telecomunicações, Transpetro e Rio Galeão, além da coparticipação do Sesc e Senac e de parcerias estratégicas com Pesagro-Rio, Proderj, TurisRio, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Secretaria de Transformação Digital e Secretaria de Turismo.

Informações à imprensa
FSB Comunicação

Deixe um comentário