Projeto ‘CineMundo 2’ chega a Mário Campos

Mário Campos recebe o projeto ‘CineMundo’ nos dias 28, 29 e 30 de agosto, com o objetivo de confeccionar e doar estruturas de cinematecas, com acervo bibliográfico e videográfico de obras infantis. Além disso, pretende realizar um espetáculo de contação de história por estrutura doada.

Projeto ‘CineMundo 2’

Entre os temas abordados, estão a democratização do acesso aos conteúdos audiovisuais e escritos; expansão do repertório cultural, artístico e pedagógico de regiões carentes, bem como a estruturação de espaços precários de atendimento às crianças e adolescentes.

Os objetivos do projeto são deixar um legado físico permanente nos espaços, por meio de um repertório de materiais educativos e culturais. Além disso, visam proporcionar conhecimento e beleza através de livros e filmes, estimulando a socialização, criatividade, linguagem e desenvolvimento cognitivo.

O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

Essas iniciativas não apenas promovem o acesso a uma variedade de materiais educativos e artísticos, mas também estimulam a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento da linguagem desde uma idade precoce. Um acervo diversificado de livros infantis proporciona às crianças a oportunidade de explorar diferentes histórias, personagens e cenários, incentivando o hábito da leitura e ampliando o vocabulário.

Além disso, os espetáculos de contação de histórias enriquecem o repertório cultural das crianças, apresentando narrativas de diferentes culturas e épocas, promovendo a valorização da diversidade e contribuindo para uma visão de mundo mais ampla e inclusiva. Participar de atividades como contação de histórias também fortalece habilidades sociais e emocionais, permitindo que as crianças expressem emoções, desenvolvam empatia e aprendam a trabalhar em equipe.

Outras edições do projeto ‘CineMundo’:

Foram realizadas, entre 2021 e 2022, a entrega de 45 estruturas atendendo um total de 13.501 crianças de 5 estados diferentes: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “CineMundo 2” tem a produção da AF dos Santos Produções, apoio da Komedi e Sancell, com patrocínio da Itaminas, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“Investir em cultura para as crianças é fazer um investimento com retorno garantido para toda a vida. Estudos comprovam que o acesso à cultura e às artes desempenham um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Com essa visão, a Itaminas por meio do Instituto Itaviva está entusiasmada em apoiar o projeto Cinemundo, que busca expor as crianças de Mário Campos a diferentes formas de arte visual e literatura. Com o objetivo de estimular a criatividade, melhorar o desempenho escolar e promover a inclusão social”, afirma Pablo Aguirre, Presidente do Instituto Itaviva.

Sobre a Itaminas: A Itaminas é uma empresa brasileira de mineração com sede em Sarzedo, Minas Gerais. Com uma forte ênfase em inovação tecnológica e sustentabilidade, a empresa é reconhecida por suas práticas responsáveis e seu compromisso com a excelência operacional. A Itaminas atua na extração, beneficiamento e comercialização de minério, sempre buscando soluções que promovam a eficiência e o desenvolvimento sustentável.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“CineMundo” em Mário Campos/MG28/08

  • Local: Escola Municipal Professora Paula Eremita
  • Endereço: Rua João Lapertosa Brina, Nº 301, Bairro: Funil.

28/08

  • Local: Escola Municipal Antônio Gonçalves Penido
  • Endereço: Rua das Azaleas, Nº 32, Bairro: Jardim Primavera.

29/08

  • Local: Escola Municipal Vereador Weld de Souza Maia
  • Endereço: Rua Marçal Teodoro do Nascimento, Nº 96 – Bairro: Estância Serra Verde.

29/08

  • Local: Escola Municipal Tarcísio Campos
  • Endereço: Avenida Governador Magalhães Pinto, Nº 2035 – Bairro: Reta Do Jacaré.

30/08

  • Local: CEMEI Marlene Prado
  • Endereço: Rua das Azaleas, Nº 208, Bairro: Jardim Primavera.

30/08

  • Local: Escola Municipal Antônio Pinheiro Diniz
  • Endereço: Avenida Petrina Augusta de Jesus, Nº 16, Bairro: São Tarcísio.

Deixe um comentário