No dia 17 de agosto (sábado), das 9h às 13h, o Museu do Ipiranga promove a atividade “Do Museu Paulista para a cidade: desenhando com Paulo von Poser”, como parte da programação da Jornada do Patrimônio. A iniciativa da Prefeitura de SP tem sua 10ª edição nos dias 17 e 18 de agosto, com o tema “Patrimônio e Sustentabilidade.
O evento convida o público a desenhar com o artista visual Paulo von Poser. Desde 2007, ele é professor da Escola da Cidade, uma das mais renomadas faculdades de arquitetura e urbanismo de São Paulo.
A partir de sua expertise como artista e professor, Poser conduz os participantes a uma viagem pelo desenho de observação, partindo do edifício-monumento do Museu do Ipiranga e seu entorno (bosque e jardim francês), incluindo os elementos urbanos além de seus limites.
Na sequência, os alunos debatem a própria experiência de desenhar um prédio histórico, abordando também temas como qualidade de vida e sustentabilidade. As inscrições para “Do Museu Paulista para a cidade: desenhando com Paulo von Poser” vão até o dia 13 de agosto pelo sistema Apolo da USP. As informações completas estão na página de eventos do site do Museu do Ipiranga.
SERVIÇO
- “Do Museu Paulista para a cidade: desenhando com Paulo von Poser”
- Sábado, 17 de agosto, das 9h às 13h
- Ponto de encontro: Piso Jardim, acolhimento
- Grátis
- Inscrições até 13 de agosto pelo sistema Apolo da USP
- informações na página de eventos do site do Museu do Ipiranga
- Museu do Ipiranga
- Endereço: Rua dos Patriotas, 100
- Funcionamento: Terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 17h (última entrada às 16h)
- Bilheteria a partir das 9h
- Ingressos: R$ 30 (quartas e primeiro domingo do mês, grátis)
Como chegar:
Transporte público: De metrô, há duas estações próximas ao Museu, ambas da linha 2, verde: Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada) e Santos-Imigrantes (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).
Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de Moura – Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela – Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã – Pompéia), 476G-10 (Ibirapuera – Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã – metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior – Pq. Sta Madalena), 218 (São Bernardo do Campo – São Paulo).
Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°. Para quem usa bicicleta, foram instalados paraciclos na área do jardim.
Para quem usa bicicleta, há paraciclos próximos aos portões da R. Xavier de Almeida e R. dos Patriotas.
Dias gratuitos para todos os públicos
• O acesso é gratuito às quartas-feiras, no primeiro domingo de cada mês e nos feriados do aniversário de São Paulo (25/1) e da Independência (7/9).
• O ingresso deve ser retirado na bilheteria, na própria data, sem possibilidade de agendamento pelo site.
• A distribuição ocorre a cada 30 minutos, para entrada na hora cheia seguinte. Por exemplo: o acesso às 14h terá ingressos liberados somente às 13h e 13h30. Entretanto, os ingressos podem esgotar em poucas horas em dias de grande demanda.
• Ingressos limitados, com possibilidade de esgotar em pouco tempo.
• Estamos com longas esperas para retirada dos ingressos nos dias gratuitos. Para conforto dos visitantes, recomendamos itens de proteção contra raios solares (protetores, chapéus, guarda sóis etc.)
Públicos com direito a ingresso gratuito
A gratuidade para os públicos citados abaixo é válida para qualquer dia de funcionamento do Museu. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria, na data da visita. Bilhetes sujeitos a disponibilidade.
• Crianças com menos de 6 anos.
• Comunidade USP (servidores, professores e alunos). A condição de estudante deve ser comprovada com carteirinha de estudante (física ou digital) ou atestado de matrícula.
• Servidores da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica, do estado de São Paulo, em atividade e seus familiares (cônjuge ou companheira/o, filhos e menores tutelados ou sob guarda), mediante último holerite e documento de identificação. Benefício determinado pela resolução SC-39, de 15 de julho de 2010.
• Guias de turismo credenciados.
• Membros ativos do ICOM.
Museu do Ipiranga – USP
O Museu do Ipiranga é uma das sedes do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que também agrega o Museu Republicano de Itu. É um dos mais completos e modernos museus da América Latina, com 49 salas expositivas no edifício monumento, abrigando 11 exposições de longa duração que apresentam um panorama da História e da cultura material brasileira. São elas: “Passados imaginados”, “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu”, “Casas e coisas”, “Mundos do trabalho”, “Territórios em disputa”, “Ciclo curatorial – coletar”, “Ciclo curatorial – catalogar”, “Ciclo curatorial – conservar”, “Ciclo curatorial – comunicar” e “A cidade vista de cima”. O Museu também conta com uma sala expositiva climatizada no Piso Jardim, pronta para receber exposições temporárias que articulam os conteúdos presentes no edifício monumento a temas da atualidade, como “Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo”, em cartaz até 29 de setembro.
A acessibilidade é tema estratégico do Museu, que busca ser inclusivo para todas as esferas da sociedade. Os recursos acessíveis figuram em todos os pavimentos do edifício, integrados às exposições.
A gestão do Museu do Ipiranga é feita pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio ao Museu Paulista (FAAMP).
O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
Patrocinadores e parceiros:
- Mantenedor: EDP, Shell, Vale
- Patrocínio Master: Bradesco, Itaú
- Patrocínio Ouro: Comgas, EMS, Sabesp, Santander
- Patrocínio Prata: Caterpillar
- Empresas parceiras: Atlas Schindler, Dimensional, Nortel, PWC, Singer, Too seguros
- Parceria de mídia: Estadão, Instituto Bandeirantes, JCDecaux, Revista Piauí, Uol
Sobre a Shell Brasil
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Assessoria de Imprensa Museu do Ipiranga
Conteúdo Comunicação