Na próxima quarta-feira (21/08), a Estação Primeira de Mangueira vai realizar o cadastramento de novos componentes para o seu desfile do Carnaval de 2025. As inscrições ocorrem no Palácio do Samba (veja o endereço completo abaixo) das 18 às 21h. É necessário o pagamento de uma taxa de R$120,00, a apresentação de 2 fotos (3×4), uma cópia do RG e do CPF e de um comprovante de residência. Podem participar pessoas até os 60 anos e não é permitido o cadastramento feito por terceiros, é necessário comparecer à quadra pessoalmente. As vagas são limitadas.
A partir do dia 7/9 a Verde e Rosa já começa a escolha do seu samba-enredo, que vai acontecer em seis etapas. Elas vão se iniciar no dia 7 de setembro, quando ocorre a primeira apresentação para a comissão julgadora (confira neste link o calendário completo). A semifinal acontece no dia 12 de outubro e a grande final no dia 19.
Em 2025 a Verde e Rosa apresenta na Marquês de Sapucaí o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”, uma narrativa baseada na historicidade preta de forte cunho social”. Desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França, o enredo vai levar para a avenida um olhar sobre a presença dos povos bantos na cidade do Rio de Janeiro. Eles representaram a maioria dos negros que chegaram no Cais do Valongo, na Pequena África. A Mangueira retratará a vivência dessa população em toda a cidade, mostrando como sua história floresceu em solo carioca.
SERVIÇO:
- Cadastramento de Novos Componentes:
- Local: Palácio do Samba
- Data: 21/08
- Horário: das 18 às 21h
- Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira
Sobre a Estação Primeira de Mangueira:
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Estação Primeira de Mangueira) é uma tradicional escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro conhecida e admirada em todo o planeta. A agremiação, que tem nas suas cores (verde e rosa) uma de suas marcas registradas, acumula 96 anos de glórias e de histórias e é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Seus símbolos, o surdo, a coroa, os ramos de louros e as estrelas podem ser vistos na bandeira da escola. Tornou-se um celeiro de bambas que despontou e inspirou lindas obras decantadas em todo o mundo. Foi fundada em 1928, no Morro da Mangueira, pelos sambistas Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, entre outros. Sua quadra está sediada no bairro do mesmo nome. Detém vinte títulos do carnaval. Atualmente, é presidida por Guanayra Firmino, primeira mulher eleita presidente da Mangueira. (https://mangueira.com.br/)