A poucas semanas de começar a edição que celebra seus 40 anos, o Rock in Rio está a um mês de viver um momento histórico: o Dia Brasil, em 21 de setembro. Este dia especial será marcado por uma verdadeira celebração da música brasileira, com mais de 90 atrações espalhadas pelos sete palcos do festival. Será o maior encontro e celebração da história da música brasileira. Com mais diversos hits nos setlists, não será só a música que vai brilhar — o público também será o protagonista, já que os fãs poderão cantar sem parar e se unir em uma única voz, do início ao fim do festival. Outra atração especial do Dia Brasil será o show da Esquadrilha Céu, que conta com quatro aviões que formarão um ballet no espaço aéreo próximo ao festival, realizando diversas acrobacias sincronizadas com uma trilha sonora inédita composta por Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World. Ainda na mesma data, também acontecerá um espetáculo de luzes e música que dará vida ao icônico Palco Mundo. Um videomaping inédito vai ocupar toda a extensão de cenografia do espaço, trazendo projeções de artes inspiradas nos 40 anos de história do festival. Deixando a experiência ainda mais emocionante, fogos vão colorir o céu e pulseiras de led serão distribuídas para iluminar o público.
Zé Ricardo, Vice-Presidente Artístico da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town, comenta a importância desse dia para a música brasileira: “Como compositor e artista brasileiro, sinto um orgulho enorme de fazer parte de um festival que celebra a música do nosso país. É emocionante ver todos os olhares do mundo voltados para cá, especialmente no Dia Brasil, que ganha ainda mais importância ao dar visibilidade à nossa música. Criamos um conceito que homenageia nossos diversos gêneros musicais, trazendo os maiores talentos para brilharem nos palcos da Cidade do Rock. E o mais especial é essa conexão entre o público e o show — desde a primeira até a última música, a emoção vem dessa proximidade. Os fãs são os verdadeiros protagonistas, cantando junto o tempo todo e se tornando parte central dessa experiência”.
No Palco Mundo, a diversidade musical será celebrada em grande estilo. No “Pra Sempre Rock”, o público vai vibrar com a energia de Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino e Toni Garrido, além de contar com uma banda base para o show. Já no “Pra Sempre Sertanejo”, o palco será tomado pelos ícones Chitãozinho & Xororó e a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que convidarão Ana Castela, Junior, Luan Santana e Simone Mendes. O “Pra Sempre MPB” traz uma rica mistura com BaianaSystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gaby Amarantos, Majur, Margareth Menezes e Ney Matogrosso. E no “Pra Sempre Trap”, Cabelinho, Filipe Ret, KayBlack, Matuê, Orochi, Ryan SP e Veigh prometem performances marcantes.
No Palco Sunset, o “Pra Sempre Pop”, terá Duda Beat, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Jão, Luísa Sonza e Lulu Santos que vão brilhar com seus hits e performances inesquecíveis. O “Pra Sempre Samba” trará a energia e o ritmo da banda de Zeca Pagodinho, que conta com os convidados Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares. No “Pra Sempre Rap”, o palco será dominado por Criolo, Djonga, Karol Conká, Marcelo D2, Rael, Rincon Sapiência e Xamã.
Xande de Pilares, uma das atrações do Sunset no Dia Brasil, está empolgado para o show: “A expectativa para o Dia Brasil é a melhor de todas. Vai ser um dia muito importante para a música brasileira. É tão bom estar incluído nesse contexto com esses artistas maravilhosos, que ajudaram a me influenciar também. Isso é muito bom para a música brasileira, um reconhecimento da nossa cultura, da nossa música, do nosso samba, dos nossos artistas. Vai ser uma noite inesquecível!”.
Criolo, que também se apresenta na data, ressaltou a importância do Dia Brasil “Feliz demais com esse convite de poder cantar no Rock in Rio, um festival tão incrível, que está celebrando 40 anos de história, música, parceria, coletividade… Me sinto muito honrado de participar de um dia dedicado somente a música brasileira. Isso é muito incrível porque faz um aceno para o resto do planeta. O Rock in Rio faz parte de uma agenda de festivais do mundo, sempre que teve música do Brasil, mas ter um dia apenas de música do Brasil é também apresentar essa musicalidade para o resto do planeta. Estou feliz demais de poder participar desse palco, homenageando o rap, que é a estética, a cultura, o modo de vida. O rap é tudo na minha vida e poder participar dessa celebração é incrível dentro de um festival tão plural que abre esse espaço tão incrível para a música brasileira”.
No Espaço Favela o “Pra Sempre Funk”, Livinho, MC Don Juan, MC Dricka, MC Hariel, MC IG e MC PH vai entregar grandes sucessos de um dos gêneros mais escutados do país. No “Pra Sempre Baile de Favela”, o público será embalado por Buchecha, Cidinho e Doca, a Funk Orquestra, MC Carol, MC Kevin o Chris e Tati Quebra Barraco, trazendo uma mistura vibrante de clássicos do funk. No “Pra Sempre Música Clássica”, Nathan Amaral e a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem prometem uma experiência musical emocionante. Já no “Pra Sempre Favela É Terra Indígena”, Kaê Guajajara, acompanhada por Totonete e o Grupo Dance Maré, celebrará a rica herança cultural indígena com uma apresentação especial.
Uma das atrações do Espaço Favela, MC Hariel contou sua expectativa para o show: “Um dia só com shows de artistas brasileiros no Rock in Rio. Um evento mil grau, o Rock in Rio, conhecido pelos quatro cantos do mundo, uma referência. Só artistas brasileiros, vai ser grandioso”.
No Global Village o “Pra Sempre Futuro Ancestral” conta um show inesquecível da Gang do Elektro e Suraras do Tapajós. No “Pra Sempre Bossa Nova”, o palco será preenchido com a elegância de Bossacucanova com Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal e Wanda Sá, homenageando os clássicos desse gênero icônico. O “Pra Sempre Soul” promete uma noite memorável com a Banda Black Rio, Claudio Zoli e Hyldon, oferecendo o melhor do soul brasileiro. E no “Pra Sempre Jazz”, a sofisticação será garantida com as performances de Antonio Adolfo, Joabe Reis, Jonathan Ferr e Leo Gandelman.
No Supernova, New Dance Order e Highway Stage, os shows mantém o padrão tradicional do festival, com quatro atrações por dia, mas seguindo o tema específico de cada palco. No Supernova acontece o “Pra Sempre Indie” com a presença de Jean Tassy, Chico Chico, Vanguart e Autoramas. Já no New Dance Order, o “Pra Sempre Eletrônica” conta com Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier, Maz X Antdot. O line-up do Highway Stage será anunciado em breve.
Assessoria de imprensa
PR Rock World
Approach Comunicação