Conselho Estadual de Saúde da Bahia vai realizar a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

A conferência, realizada pelo Conselho Estadual de Saúde, juntamente com Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é também resultado de um processo de construção coletiva, envolvendo o Conselho Nacional de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Municipais de Saúde, através de um processo de articulação, que apresenta propostas estaduais e nacionais, separadas por eixos temáticos.

Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

O objetivo desta conferência é na educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde.

A 2ª CEGTES, faz parte da etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), realizada sob um contexto histórico no Brasil, após uma série de ações que desrespeitaram os direitos trabalhistas e promoveram o enfraquecimento das ações de educação em Saúde. Soma-se a isso, o impacto da pandemia de Covid-19 e sua repercussão direta no mercado de trabalho, com aumento de desemprego e ampliação das vulnerabilidades das trabalhadoras e dos trabalhadores, ampliando a desproteção social e submetendo-as a condições de trabalho, por vezes, inaceitáveis.

O evento tem como público-alvo gestores, prestadores de serviços de saúde, profissionais e usuários dos serviços de saúde pública dos 417 municípios da Bahia.

A 1ª CEGTES do estado da Bahia foi realizada há 19 anos, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2005, com o tema “Trabalhadores de saúde e a saúde de todos os brasileiros: práticas de trabalho, de gestão, de formação e de participação”, visando discutir gestão, educação na saúde e controle social. A Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde possui uma grande relevância para os trabalhadores e trabalhadoras que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), porque são espaços que possibilitam a discussão de temas importantes para o fortalecimento do SUS. A participação do público, juntamente com outros representantes sociais são fatores importantes para a construção de políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde.

Hillary Fonseca
ASCOM CES-BA

Deixe um comentário