A escola de samba Alegria de Copacabana anunciou, através de suas redes sociais, a chegada de Orlando Leal como novo mestre de bateria. Leal, de 44 anos, possui uma trajetória destacada no mundo do carnaval e agora se junta à agremiação para liderar a bateria junto com Jeffinho Aveiro.
Orlando Leal iniciou sua carreira no carnaval em 1993, na Estação Primeira de Mangueira, participando do projeto Mangueira do Amanhã. Em 2010, ele se uniu ao Império Serrano como ritmista sob a regência do Mestre Gilmar. No mesmo ano, assumiu a função de diretor de bateria no extinto Acadêmicos do Sossego, passando também por escolas como Em Cima da Hora, Lins Imperial e Tradição, onde teve a oportunidade de aprender com o Mestre Átila.
Com uma trajetória marcada por aprendizados significativos, especialmente com os Mestres José Campos da Mangueira e Átila, Leal traz uma bagagem rica em experiência musical. A convite do presidente Maurício Dias, ele agora assume a bateria da Alegria de Copacabana.
“É com muito respeito e satisfação que chego para somar à frente da bateria da Alegria de Copacabana junto com Jeffinho Aveiro e toda minha equipe, para juntos fazermos um excelente trabalho, contando com o apoio de toda nossa comunidade. Agradeço ao presidente Maurício Dias e ao diretor de carnaval Jota pela confiança. Obrigado a todos! Vamos pra cima!”, declarou o mestre Leal.
Em 2025, a Alegria de Copacabana será a décima escola a desfilar no segundo dia de desfiles da Série Prata da Superliga Carnavalesca, com o enredo “Carnaval, a Alegria de Copacabana”, desenvolvido pelos carnavalescos Paulo Jorge e Pedro Machado.