Agora Rita Lee, que morreu aos 75 anos no dia 8 de maio do ano passado, tem seu próprio dia no calendário da capital paulista! A Câmara Municipal de São Paulo publicou no Diário Oficial a aprovação da Lei nº 18.151, de 2 de julho, que institui o dia 22 de maio como o Dia de Rita Lee. O projeto é do vereador Celso Giannazi, do PSOL.
A data é o dia em que a cantora comemorava seu aniversário. Embora tenha nascido no dia 31 de dezembro, ela contou ao Fantástico, em uma entrevista de 2020, que decidiu trocar a data durante o isolamento social por conta da pandemia de Covid-19.
“Nunca tive uma festa minha. É sempre ‘hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser’. Não, uma festa só pra mim!”, disse ela, citando a música de fim de ano da TV Globo. E 22 de maio tinha um significado especial para Rita Lee. “Eu escolhi [essa data] porque é o dia de Santa Rita de Cássia”, contou.
“Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para incluir no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo o Dia de Rita Lee, a ser comemorado anualmente em 22 de maio. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Câmara Municipal de São Paulo, 11 de julho de 2024”, dizia o site da Câmara Municipal de São Paulo.
A notícia foi comemorada pelo músicoRoberto de Carvalho, viúvo de Rita e seu parceiro de vida e música por quase 50 anos. Ele postou em seu Instagram trecho da lei e, na legenda, usou muitos emojis de estrela e coração.