As vendas de hardware do Xbox caíram novamente no quarto trimestre da Microsoft, enquanto as vendas de conteúdo de jogos dispararam novamente graças à aquisição da Activision Blizzard pela empresa no ano passado.
A empresa divulgou seus lucros nesta quarta-feira (30) por meio de um relatório de receita de hardware que exibe queda de 42% ano a ano. As vendas de produtos também tiveram uma queda significativa de 31% ano a ano no último trimestre, embora tenham subido ligeiramente (3%) no segundo trimestre (Q2) graças a uma série de descontos e promoções de fim de ano. Mas o hardware também caiu 7% no primeiro trimestre (Q1) e teve quedas constantes por vários trimestres antes desse período.
A empresa Xbox está longe de ser a único fabricante de consoles a ver quedas nas vendas. As demais companhias estão sendo impactadas, diz o relatório mais recente da Circana. Xbox, Sony e Nintendo relataram “quedas percentuais de dois dígitos” em maio de 2024, e o Switch teve a redução mais significativa. Isso provavelmente reflete que todos os três consoles estão no fim de seus ciclos de vida e confirma tendências cíclicas bastante normais da indústria.
O Xbox já confirmou que um console de “próxima geração” está em desenvolvimento e expressou planos de compartilhar mais informações sobre hardware de algum tipo durante a temporada de férias.
A receita de jogos em geral parece estar indo mais do que bem em termos de comparações ano a ano, até mesmo estabelecendo recordes trimestrais após representar um aumento de 44% ano a ano. Isso se deve na maioria ao impulso oferecido pela aquisição da Activision Blizzard — os números aumentaram após a chegada da desenvolvedora e a fusão resultou em 48 pontos de impacto líquido.
Por outro lado, a receita de conteúdo e serviços do Xbox se saiu melhor, aumentando 61% ano a ano e tendo 58 pontos de impacto líquido da aquisição.
No geral, a divisão More Personal Computing da Microsoft (que inclui o Xbox e outros segmentos como, o Windows) gerou US$ 15,9 bilhões em receita, um aumento de 14% ano a ano. A multinacional realizará sua teleconferência de lucros do quarto trimestre (Q4) e responderá a perguntas de investidores e analistas em breve.
Fonte IGN