Estas foram as primeiras palavras pronunciadas há 125 anos – em 16 de julho de 1899 – pelo padre Roberto Landell de Moura através do tubo de um estranho e engenhoso aparelho criado por ele.
O momento culminante do evento, cuidadosamente planejado e bem organizado pelo talentoso pároco da Capela Santa Cruz, no bairro de Santana, zona norte da cidade de São Paulo, paralisou por um instante o seleto grupo de convidados que se reunia em uma sala de aula do Colégio das Irmãs de São José, atual Elite Rede de Ensino − Santana.
O breve silêncio foi rompido pelos acordes da partitura composta em fá maior por Francisco Manoel da Silva, que saturaram os ares da instituição de ensino. A experiência deixou o privilegiado público atônito.”
Assim Hamilton Almeida, biógrafo do Padre Landell, descreve a primeira transmissão de rádio do mundo, tema desta edição especial de J&Cia, que você ora recebe.
Além de detalhes dessa cerimônia, ela traz uma linha do tempo sobre a luta pelo reconhecimento do padre Landell de Moura como verdadeiro inventor do rádio − que começou há 15 anos e na qual este J&Cia se engajou desde o início – e depoimentos de mais de 50 apoiadores desse movimento.
Fica nossa homenagem aos amantes do veículo que atinge com mais velocidade e precisão a informação, que te diverte, te distraí, que relata os fatos com a emoção da fala, viva ao rádio ao criador dele, Padre Landell de Moura!