Legado de 30 anos de Ayrton Senna
O Senado Federal fará uma sessão especial em homenagem ao tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, marcando os 30 anos de seu legado, nesta sexta-feira (10), às 15h. O evento acontecerá no Plenário do Senado Federal e contará com a presença de figuras importantes de todo o Brasil, incluindo autoridades políticas, parlamentares, esportistas e o irmão do piloto, Leonardo Senna.
A cerimônia irá celebrar a vida e o legado de um dos maiores ícones do esporte brasileiro. Um dos principais momentos será a assinatura simbólica do nome de Ayrton Senna no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, ‘uma honra merecida para um verdadeiro herói nacional’.
O evento, proposto pelo senador Astronauta Marcos Pontes e apoiado por outros oito parlamentares, terá a participação do vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini, que apresentará o trabalho da organização para a educação pública no Brasil.
“Ayrton sonhava com um país onde todos tivessem a oportunidade de serem vitoriosos como ele. Em 1994, alguns meses após seu falecimento, sua irmã, Viviane Senna, levou o sonho adiante, fundando o Instituto Ayrton Senna. Desde então, a organização tem trabalhado incansavelmente para oferecer oportunidades de transformar vidas, atendendo mais de 36 milhões de crianças e educadores ao longo de três décadas”, destaca Fulini.
A transmissão ao vivo do evento será feita pela TV Senado e pelo canal do Senador Astronauta Marcos Pontes no YouTube.
Para o vice-presidente do Instituto, o evento não só honra a memória de um ícone do esporte, mas também destaca o poder transformador da educação, um dos legados duradouros de Ayrton Senna para o Brasil.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
Há 30 anos, o Instituto Ayrton Senna se destaca como centro de inovação em educação, impulsionando projetos educacionais baseados em ciência para melhorar o ensino público no Brasil. A abordagem vai desde alfabetização e melhoria nos níveis de aprendizagem e sucesso das crianças – que são muito baixos no Brasil – até o desenvolvimento de soft skills, como: criatividade, foco, persistência, colaboração, trabalho em time e outras habilidades necessárias ao novo mundo do trabalho do século 21. Todos os projetos são praticados em redes públicas de ensino por todo o país, em colaboração com gestores públicos e educadores.
Os programas do Instituto já alcançaram mais de 3 mil cidades brasileiras. Considerando apenas o ano de 2023, o Instituto implementou suas soluções educacionais em 67 redes públicas de ensino, incluindo 4 estaduais e 63 municipais. Essas parcerias resultaram no alcance de até 723 mil alunos desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Mais de 9 mil educadores foram beneficiados por meio de formações e a execução de programas em sala de aula. A plataforma digital de formação do Instituto, Humane, por exemplo, proporcionou acesso a cursos, workshops e oficinas sobre diversas temáticas ligadas à educação a quase 5 mil educadores do país.
Mais do que isso, o Instituto apoia e auxilia as políticas educacionais que transformaram a educação no Brasil. Seu trabalho, por exemplo, contribuiu para a inclusão dessas competências nos currículos escolares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um marco histórico para a educação brasileira.
Beatriz Carneiro