Foto: Movimento Plástico Transforma
O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS e a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará, na sexta-feira, 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, a partir das 8h30, um mutirão de limpeza na orla do Aterro do Flamengo. A ação contará com a presença de 90 voluntários (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS, startup baiana que desenvolve soluções inteligentes para a gestão de resíduos e redução do desperdício.
A iniciativa, que acontece pela primeira vez de maneira simultânea em três cidades do Brasil (Rio de Janeiro, Salvador e Vitória), visa reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida nas cidades. Para isso, os voluntários participarão de uma “Gincana Sustentável” e na sequência serão divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para uma cooperativa parceira, tornando-se renda para catadores e matéria-prima para novas aplicações.
|
Segundo Fernanda Maluf, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, a ação é uma importante ferramenta de educação ambiental para a população. “A realização de um mutirão de limpeza como este, na cidade do Rio de Janeiro e em mais de uma capital ao mesmo tempo, não apenas transforma o ambiente físico, mas também educa e sensibiliza a população sobre a importância da preservação ambiental. Ao participar ativamente na limpeza de espaços públicos, as pessoas se tornam agentes de mudança, compreendendo que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade coletiva.”
Para a fundadora da SOLOS, Saville Alves, realizar o mutirão de limpeza é uma oportunidade de impactar positivamente a conscientização ambiental. “Realizar essa ação em três cidades diferentes em conjunto com o Movimento Plástico Transforma e as prefeituras locais é um enorme prazer para nós dá SOLOS. Com esses mutirões, reforçamos a conscientização ambiental a fim de mostrar que a sustentabilidade é para todos. Além disso, ao limpar as praias, promovemos não apenas a preservação ambiental, mas também estimulamos o senso de comunidade e responsabilidade coletiva. A participação da SOLOS nesse mutirão é crucial para colocarmos em prática nosso grande sonho de fazer a reciclagem acontecer no Brasil, de forma justa e inclusiva”.
A proposta é que ao fim da ação as crianças e jovens de escolas públicas participantes, possam criar uma nova perspectiva de cidadania e contribuam ativamente para a limpeza deste cartão postal e se tornem multiplicadores em suas casas e comunidades. Ações transformadoras como estas, mostram a relevância da preocupação com o meio ambiente, impactando não apenas socialmente, mas também contribuindo para diminuir os impactos das mudanças climáticas.
Além desta ação nas três capitais, o Movimento Plástico Transforma já realizou mutirões de limpeza no Porto da Barra, em Salvador, que contou com mais de 80 voluntários e recolheu cerca de 40 quilos de resíduos; no Lago Guaíba, em Porto Alegre, com cerca de 60 voluntários e recolheu mais de 46 quilos de resíduos e outras duas edições no Rio de Janeiro: uma na Praia de Copacabana, que reuniu mais de 90 voluntários com recolhimento de 68 quilos de resíduos, e outra na Praia do Leme, em que 60 voluntários recolheram 80 quilos de resíduos.
Locais e horários da ação
Mutirão de limpeza e sensibilização
Data: 17 de maio – 08:30h às 12:00h
Local: Aterro do Flamengo – no Rio de Janeiro (RJ).
Ponto de encontro: Praia do Aterro do Flamengo, entre o posto 1 e 2
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Virta Comunicação Corporativa