A Mercedes ainda não decidiu o substituto de Lewis Hamilton, de saída para a Ferrari em 2025. No entanto, mais um nome surgiu no pleito: o de Sebastian Vettel, tetracampeão mundial que se aposentou da F1 em 2022. Sua ausência, porém, pode não ser algo definitivo na visão do chefe da equipe alemã, Toto Wolff.
– Sebastian é alguém que você nunca pode descartar. O histórico dele é fenomenal. E, às vezes, talvez fazer uma pausa também seja bom para reavaliar o que é importante para você e aprimorar sua motivação – comentou o chefe da Mercedes.
Nesta semana, Vettel deu entrevista à “Skysports F1” e admitiu que as portas para um possível retorno às pistas não estão totalmente fechadas. Ele, porém, reforçou que essa está longe de ser sua prioridade.
– Eu me aposentei da Fórmula 1 não para voltar, mas eu também diria que nunca se sabe. Obviamente, há coisas das quais eu sinto falta, que é principalmente a competição. E as coisas que eu não sinto falta, e isso não mudou. A vida é muito diferente se você não está mais envolvido e eu gosto disso assim. Você nunca sabe onde a vida vai te levar, então talvez ela me leve para atrás do volante, mas talvez não – disse o tetracampeão.
Na última semana, o tetracampeão chegou a comentar sobre o anúncio da ida de Hamilton para a Ferrari. Ele já havia revelado anteriormente ter tido contatado o amigo e ex-rival; dessa vez, alertou também para o risco que a competitividade do heptacampeão e de Charles Leclerc, seu antigo colega na escuderia italiana, pode ocasionar.
Hamilton comentou os rumores em torno do nome de Vettel, na coletiva do GP do Japão nesta quinta-feira. O piloto da Mercedes deu sua “benção” para a possibilidade do tetracampeão substituí-lo na equipe:
– Eu amaria que Seb voltasse. E seria uma ótima opção para a equipe: um piloto alemão, multicampeão mundial e vencedor, alguém que tem incríveis valores e continuará a liderar essa equipe à frente.
Quem mais disputa a vaga?
O principal nome cotado para o assento de Hamilton é o do jovem Andrea Kimi Antonelli. Aos 17 anos, o italiano disputa a Fórmula 2 com Prema. Suas primeiras etapas foram marcadas por uma série de erros em pista. Ele, porém, é nono na tabela e foi quarto colocado na última corrida, na Austrália.
Antonelli é tutorado pela Mercedes desde quando andava apenas de kart em 2021. Em 16 e 17 de abril, ele vai guiar o W12, carro da equipe de três anos atrás no Circuito de Spielberg na Áustria.
– Como eu disse antes, ainda não tomamos a decisão, e nem é algo que planejamos fazer nas próximas semanas. Sei que o mercado de pilotos é muito dinâmico, alguns dos caras verdadeiramente bons estão prestes a assinar com outras equipes. Queremos continuar a ter essas discussões e manter as opções em aberto. Mas, nesse estágio, é muito cedo para nos comprometermos com um piloto, seja ele muito jovem ou mais experiente. Os próximos meses nos darão mais pistas – disse Wolff.
Fonte ge