Instituto Reação participa da 8ª edição do evento “Esporte na Rua” no Rio de Janeiro

O Instituto Reação, Organização da Sociedade Civil que há mais de 20 anos promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação, participa da oitava edição do “Esporte na Rua”, evento gratuito organizado pela Rede Esporte pela Mudança Social – REMS, em comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, no Rio de Janeiro. Cerca de 40 alunos do Instituto participarão das oficinas junto ao público, entre elas, a de atividades lúdicas sobre o judô, realizada pelo Reação, que montará um tatame no local.

“O Reação se preocupa em integrar seus alunos à sociedade, a fim de que eles se sintam pertencentes. Nós formamos cidadãos fortes e preparados para o mundo, e para isso, oferecemos mais do que aulas de judô, por meio de diversos programas – Educação, Bolsa de Estudos, Conecta, que faz a ponte com empresas para o mercado de trabalho, entre outros”, comenta Luciano Gomide, presidente do Reação. “Participar desse evento é um exemplo de como trabalhamos e dos valores de ‘Construir, Conquistar e Compartilhar’ que tanto objetivamos. Além disso, todo o público terá a chance de participar, aprender e praticar o judô, esporte que ensina valores como coragem, humildade, responsabilidade, respeito, superação e solidariedade.”

Mais sobre o Esporte na Rua

Com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer, serão oferecidas atividades físicas, esportivas e brincadeiras ativas nos espaços públicos espalhados por 25 cidades do país, com a participação de 40 instituições e ONGs reconhecidas.  Os eventos acontecem em quatro regiões e nove estados. A faixa etária será variada: além de atividades para crianças e jovens, os adultos e idosos também terão oportunidades para se movimentar e divertir. Os mais de 750 voluntários, entre educadores, líderes comunitários, assistentes sociais, atletas e educandos, esperam promover atividades para mais de 5 mil pessoas.

O evento contará com atividades nas seguintes regiões, estados e cidades:

Nordeste: CE – Fortaleza; PE – Olinda e Lagoa de Itaenga. Norte: PA – Novo Progresso. Norte: PA – Novo Progresso. Sudeste: MG – Belo Horizonte, Itaobim, Comercinho, Jequitinhonha e Alvorada. RJ – Rio de Janeiro (São Cristovão, Olaria e Vila Aliança), Volta Redonda e Iguaba Grande. SP – São Paulo, Ribeirão Preto, Birigui, Santo André e Mauá. Sul: PR – Curitiba, RS – Arroio dos Ratos, Viamão, Campo Bom, Novo Hamburgo, Ijui e Alvorada. SC – Florianópolis. Confira a programação aqui.

Serviço

Local: Parque Quinta da Boa Vista – Rio de Janeiro/RJ
Horário: das 9h30 às 11h30
Entrada gratuita

Sobre o Instituto Reação

Fundado há 20 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação. A proposta é ter o esporte como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame. O Instituto oferece seu “Caminho Potente”, baseado em dois programas estruturantes: “Reação Futuro”, com foco em judô recreativo, educação e desenvolvimento socioemocional, e “Reação Olímpico”, com foco no judô de alto rendimento, além da educação e do socioemocional. Para reforçar o projeto Caminho Potente, o Reação conta ainda com três programas transversais: “Bolsas de Estudo”, “Conecta” (capacitação, emprego e renda) e “Reação com Elas” (empoderamento feminino). Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego, utilizando atributos fundamentais que ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, em três preceitos: construir, conquistar e compartilhar. O Reação conta com 12 polos espalhados em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, beneficiando cerca de 4.500 crianças, adolescentes e jovens.

Sobre a REMS

A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), parceira da Nike, Laureus, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e com o apoio da B3, reúne hoje 99 organizações que utilizam o esporte como fator de desenvolvimento humano. Juntas, estas organizações foram responsáveis pelo atendimento de mais de 190 mil pessoas em 2022, em 20 estados + Distrito Federal. A REMS foi fundada simultaneamente no Brasil e na África do Sul em 2007, por um grupo de organizações da sociedade civil com apoio da Nike e do PNUD. Esta iniciativa inspirou a criação de redes semelhantes no Reino Unido e na Argentina. A REMS traz visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania.  Mais informações: http://rems.org.br/br/.

Larissa Gutierres
Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário