Rua do Mercado, 37
Espaço Cultural faz parte do projeto Reviver Cultural Centro, e será uma homenagem a maior festa popular do país com exposições, workshops e muito samba. Na abertura, mestres salas e porta-bandeiras irão participar de uma roda de conversa com Bruno Chateaubriand. Bateria da Estácio de Sá é uma das convidadas
O domingo, 28, será de mut samba e carnaval no Centro do Rio de Janeiro, com o pré-lançamento da Casa Carnaval, espaço dedicado à folia, que faz parte do projeto Reviver Cultural Centro. Oferecendo aos cariocas e turistas, uma experiência pioneira e uma verdadeira imersão ao universo da maior festa popular do Brasil, o empreendimento que tem Márcio Moura à frente da direção artística, além dos carnavalescos Tarcísio Zanon, campeão do carnaval pela Unidos do Viradouro, e João Vítor Araújo, da Beija-Flor responsaveis pela cenografia e pela curadoria, conta com uma perspectiva de pensar o movimento de forma global.
“O Casa Carnaval está chegando paa ser um lugar onde os artistas que estão nos bastidores, principalmente, possam ser reconhecidos dentro do seu potencial, por meio de exposição de peças e fotografias, workshops, rodas de samba, entre outras atividades que estamos planejando para que o carnaval, literalmente, aconteça o ano inteiro”, diz Márcio, cujo extenso currículo na área de gestão de espetáculos teatrais chamou a atenção dos responsáveis pela casa.
A ideia é oferecer, ao longo de todo o ano, eventos, exposições, cursos e uma produção diversificada de conteúdos dos movimentos artísticos e sociais. As exposições interativas refletirão o passado, o presente e o futuro do Carnaval. já no evento de pré-lançamento, o jornalista Bruno Chateaubriand lidera uma roda de conversas com casais de mestre-sala e porta-bandeira para falar sobre o ofício dos casais. Selminha Sorriso é uma das convidadas confirmadas.
Enquanto a área de exposição passa por reformas, serão realizadas atividades abertas ao público para crianças e adultos em programação semanal variada, incluindo cinema ao ar livre, rodas de partido alto e atividades relacionadas aos saberes da dança, canto e instrumentos. Na programação do evento que terá início às 16h, cortejo, roda de samba de mulheres e Dj.
E, como o tema é Carnaval, nada melhor para marcar a inauguração da Casa, como a presença da bateria Medalha de Ouro, do GRES Estácio de Sá. Reconhecida pelo IPHAN como a primeira escola de samba do Brasil, os ritmistas se apresentam dando as boas-vindas aos visitantes. O evento é gratuito.
O Casa Carnaval fica na Rua do Mercado, 37, Centro.
Confira a programação completa:
16h: Concentração na Praça XV / Cortejo com bateria da Viradouro
17h: Cerimô nia de abertura Casa Carnaval, Rua do Mercado, 37. Lavagem.
17:30 – Roda de Conversa
18h – Roda de Samba e grupos culturais
21h – DJ
23h – Encerramento