AMD Ryzen PRO 8000G
Além de processadores mobile para uso profissional com foco em IA, a AMD também revelou o lineup equivalente para desktop. Os Ryzen PRO 8000G chegam com a mesma proposta, sendo os primeiros do mercado oferecendo processamento voltado para inteligência artificial para desktops.
As gerações mais atuais de CPUs mobile da Intel e AMD voltados para o consumidor já são equipados com NPUs para aceleração de aplicações com IA. Agora, os Ryzen PRO 8000G trazem o acesso à tecnologia aos desktops pela primeira vez, embora somente para uso profissional por enquanto.
Nem todo o lineup conta com NPUs. Dos oito SKUs, somente quatro deles oferecem núcleos voltados para o processamento de IA. Assim como nas séries tradicionais da AMD, esse lineup com com CPUs de 4 núcleos e 8 threads dos Ryzen 3 PRO, até 8/16 dos Ryzen 7 PRO.
Desempenho dos Ryzen PRO 8000G
Comparando o Ryzen 7 PRO 8700G com o Intel Core i7-14700, ambos CPUs de 65w, o SKU da AMD entrega desempenho médio de 19% acima do rival em diferentes testes. A maior vantagem do Ryzen 7 PRO 8700G está em processamento gráfico, já que sua iGPU RDNA 3 é consideravelmente mais forte que os gráficos integrados dos CPUs Raptor Lake.
Diferente dos processadores voltados para notebooks corporativos, nesse caso não existe comparação de processamento de inteligência artificial, já que a Intel ainda não dispõe de CPUs desktop voltados para esse tipo de workload.
Porém a AMD traz alguns comparativos entre os dois SKUs citados acima em termos de consumo de energia. Em multitarefa, envolvendo videochamadas em 4K e outras aplicações simples como Word, PowerPoint e e-mail abertos, o CPU da AMD consegue consumir 58% menos. Reduzindo a resolução para 1080p, o Ryzen 7 PRO 8700G consome 76% menos.
Apesar de se parecer com seu lineup para desktop voltado para consumidor comum, os Ryzen PRO 8000G garantem mais segurança contra ataques e estabilidade no processamento de dados que empresas precisam.
Fonte AMD