Instituto Ayrton Senna e Centro Paula Souza promovem desenvolvimento socioemocional em escolas de SP

O Instituto Ayrton Senna e o Centro Paula Souza celebraram, nesta segunda feira (11), parceria inovadora para a promoção das competências socioemocionais dos estudantes da rede de escolas profissionais. O programa, chamado ‘Diálogos Socioemocionais’, conta com o apoio da Arcos Dorados, operadora do McDonald’s na América Latina e Caribe, e tem o potencial impactar positivamente a vida de quatro mil jovens em todo o estado de São Paulo.

Com ações estratégicas desde 2023, ao longo do ano passado o projeto promoveu formações com os professores do Centro Paula Souza sobre as competências socioemocionais, a fim de prepará-los para abordar o tema com os alunos. A partir de 2024, o programa Diálogos Socioemocionais avançará para fase de implementação, envolvendo estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio de 40 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) em diferentes áreas de conhecimento. O projeto adota uma abordagem inovadora desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna, integrando o desenvolvimento socioemocional às disciplinas regulares.

A cerimônia de celebração da parceria ocorreu na sede do Centro Paula Souza, localizada na cidade de São Paulo, e contou com a presença de representantes das organizações envolvidas. Entre eles, estavam presentes Ewerton Fulini, Vice-Presidente do Instituto Ayrton Senna e Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza, que abordaram a importância do programa para a rede.

“Desenvolver as competências socioemocionais dos jovens é essencial para o seu sucesso acadêmico, profissional e para enfrentarem os desafios do século XXI. A parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Centro Paula Souza é um passo importante para garantir que os estudantes paulistas tenham a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial. Agradeço ao McDonalds que através da iniciativa do McDia Feliz possibilitou a expansão deste programa a tantos jovens”, afirmou Ewerton.

“A parceria pretende fornecer novos subsídios para ajudar os jovens a enfrentar os desafios do mundo do trabalho. Estamos capacitando coordenadores pedagógicos e professores para aplicar a metodologia do Instituto Ayrton Senna desde o momento em que o estudante ingressa nas Etecs”, declarou Laura.

Também participou do evento Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Divisão Brasil da Arcos Dorados. A executiva destacou como a iniciativa faz parte da estratégia de ESG da companhia e seu compromisso com a promoção de mais oportunidades de desenvolvimento e educação para os jovens, ampliando o impacto positivo gerado na sociedade.

Como uma das maiores geradoras de primeiro emprego formal para jovens no país, na Arcos Dorados acreditamos que investir no desenvolvimento e na capacitação das pessoas é o melhor caminho para avançar como sociedade. A parceria com o Instituto Ayrton Senna em um projeto tão importante quanto o Diálogos Socioemocionais é fundamental para a realização de um dos nossos compromissos, que é ter a educação como base para o desenvolvimento individual e coletivo, além de levá-la a um novo patamar, atingindo milhares de pessoas”, afirma Marie.

Competências socioemocionais

As competências socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, agir e se relacionar consigo mesmo e com os outros. Alguns exemplos de competências socioemocionais são foco, empatia, resiliência emocional, organização, assertividade, entre outras. Estudos conduzidos pelo Instituto Ayrton Senna têm destacado a importância do desenvolvimento socioemocional na promoção do bem-estar, saúde mental e desempenho acadêmico dos estudantes, fatores cruciais para o seu sucesso pessoal e profissional. Em 2021, dados levantados pela organização apontaram que competências socioemocionais mais desenvolvidas estão relacionadas a 4,5 meses adicionais de aprendizado e podem ser responsáveis por um aumento de 11% a 17% no rendimento acadêmico.

Ao promover essas habilidades em milhares de estudantes, a parceria estratégica entre o Instituto Ayrton Senna e o Centro Paula Souza, com apoio da Arcos Dorados, reafirma o compromisso conjunto de promover uma educação integral e de qualidade, capacitando os jovens paulistas para os desafios do século 21.

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há 30 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens. Somos um centro de inovação em educação impulsionados pela vontade do ídolo Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1, de construir um Brasil melhor e criar mais oportunidades para todos.

Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro e promover todo seu potencial, preparando-o para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas públicas e projetos educacionais baseadas em evidências científicas. Também advogamos pela causa e mobilizamos toda a sociedade em prol da educação de qualidade.

Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Em três décadas de história, desenvolvemos projetos em todos os estados brasileiros, atingindo mais de 36 milhões de estudantes. www.institutoayrtonsenna.org.br.

Sobre o Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Presente em 363 municípios, a instituição administra 228 Escolas Técnicas (Etecs), 77 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e 552 Classes Descentralizadas (unidades que oferecem um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec). Atualmente, o CPS tem mais de 316 mil alunos matriculados em cursos técnicos de nível médio e superior tecnológicos.

Sobre o Diálogos Socioemocionais 

O Diálogos Socioemocionais é um programa de desenvolvimento de competências socioemocionais, que pode ser implementada em redes com características diversas para se adequar às necessidades específicas de cada corpo estudantil. No caso do Centro Paula Souza, as ações envolvem diversas frentes. Uma delas, que ocorre de maneira inicial e contínua, é a formação dos educadores da rede para a implementação. Além de um mergulho em um conteúdo robusto sobre educação integral e competências socioemocionais, as formações envolvem ainda o aprofundamento da metodologia denominada pelo anagrama SAFE, segundo a qual os processos de desenvolvimento socioemocional devem acontecer de forma sequencial, ativa, focada e explícita. Também são realizadas avaliações formativas recorrentes, para que os estudantes possam refletir sobre sua situação socioemocional, garantindo também que os educadores tenham insumos para fortalecer o relacionamento com os alunos e que os gestores possam promover a tomada de decisões baseada em evidências. Mais informações do projeto: https://institutoayrtonsenna.org.br/o-que-fazemos/componentes-educacionais/dialogos-socioemocionais/.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.300 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 95.000 funcionários (dados de 30/09/2023). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www܂arcosdorados܂com.

Mosaike Comunicação
Beatriz Carneiro

Deixe um comentário