“Duna: Parte Dois” teve uma estreia de US$ 81,5 milhões na América do Norte neste fim de semana, o dobro da bilheteria primeiro filme e a maior abertura de 2024 até o momento. O recorde é uma grande vitória para a Warner Bros. e a Legendary na ampliação do público para sua franquia, que ainda terá um terceiro filme do mesmo diretor, Denis Velleneuve.
O sucesso da continuação é ainda maior no exterior, onde abriu com US$ 97 milhões em 71 países. Assim, o início global da sci-fi grandiosa foi de US$ 178,5 milhões. E isto porque o filme ainda não estreou na China, segundo maior mercado mundial de cinema, o que só vai acontecer no próximo fim de semana.
As salas IMAX contribuíram consideravelmente para o sucesso do filme, responsáveis por US$ 32,2 milhões do total arrecadado globalmente, ou seja, 18% do total. Em dez mercados, “Duna: Parte Dois” marcou a maior abertura de todos os tempos para a IMAX, destacando a preferência do público pelo formato premium, uma tendência também observada no primeiro filme da franquia.
Nos últimos dias, a Warner Bros. tentou gerenciar as expectativas e sugeriu que “Duna: Parte 2” estrearia na faixa entre US$ 72 milhões e US$ 75 milhões. No entanto, o filme superou a meta e ainda agradou público e crítica. A produção atingiu pontuação A no CinemaScore, a pesquisa feita na saída dos cinemas dos Estados Unidos, e conquistou críticas estelares, com 94% de aprovação na avaliação do Rotten Tomatoes, agregador de resenhas da imprensa anglófona (EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, etc).
Com o sucesso da sequência, a Warner deve investir mais no projeto para concluir a trilogia com “Duna: Messias”, além de uma série derivada, “Duna: Profecia”, prevista para estrear na plataforma Max ainda neste ano.
O resto do Top 5
Mesmo com o impacto de “Duna: Parte 2”, a cinebiografia “Bob Marley: One Love”, da Paramount, demonstrou resiliência ao registrar uma queda modesta de 45% em sua segunda semana, arrecadando US$ 7,4 milhões. O filme sobre a vida da lenda do reggae já soma um total doméstico de US$ 82,8 milhões, com performances fortes tanto nos Estados Unidos quanto no mercado internacional, onde acumulou US$ 63,3 milhões, alcançando um total global de US$ 146,1 milhões.
O drama inspirador de Hilary Swank, “Ordinary Angels”, manteve o 3º lugar de sua estreia na semana passada, arrecadando US$ 3,8 milhões. Com isso, elevou seu total doméstico para US$ 12,6 milhões em dez dias. Demonstrando a força contínua do cinema de temática religiosa, uma compilação de episódios da 4ª temporada de “The Chosen” entrou em 4º lugar, com US$ 3,15 milhões durante o fim de semana – e chegando a US$ 23 milhões.
“Madame Teia” completa o Top 5 com uma performance discreta, arrecadando apenas US$ 2 milhões. O filme de super-heroínas foi um fiasco doméstico, com uma arrecadação de US$ 44 milhões até o momento. Em todo o mundo, o faturamento está em US$ 91 milhões, após três fins de semana em cartaz. O valor representa um grande prejuízo para a Sony, que investiu mais de US$ 200 milhões em sua produção – sem contar despesas de P&A (divulgação e publicidade).
Fora do Top 10, no cinema independente, o filme “Pobres Criaturas”, que disputa o Oscar em 10 de março, alcançou a marca impressionante de US$ 100 milhões na bilheteria mundial, um feito notável para produções do circuito artístico. Seu total é de US$ 104,6 milhões, incluindo US$ 33,6 milhões nos Estados Unidos e US$ 71 milhões no mercado internacional.
Fonte Terra