De tempos em tempos alguns supercarros são lançados com números superlativos. O Mercedes-AMG One é um exemplo: o motor é derivado da Fórmula 1, tem mais de 1.000 cv e custa US$ 2,7 milhões, ou R$ 13,5 milhões em conversão direta. E muitos atletas estão na seleta lista de compradores, como Lewis Hamilton, Nico Rosberg, David Coulthard, Valtteri Bottas e Erling Haaland, atacante norueguês do Manchester City, da Inglaterra.
O modelo foi apresentado como conceito Project One, no Salão de Frankfurt, em 2017. Porém, só entrou em produção em julho de 2022 e a primeira entrega aconteceu em janeiro do ano passado para um cliente na Alemanha — sem nome divulgado. Apenas 275 unidades serão fabricadas em Coventry, na Inglaterra. Na lista de compradores também estão dois brasileiros, que também não tiveram a identidade revelada.
O AMG One usa um conjunto híbrido derivado da Fórmula 1, composto por um V6 1.6 turbo de 574 cv — criado para o carro campeão da temporada de 2015 — e outros quatro motores elétricos. Os cinco propulsores juntos entregam 1.063 cv e 99 kgfm. O câmbio é automatizado de sete marchas.
Com 1.695 kg, o supercarro híbrido tem aceleração de 0 a 100 km/h estimada em 2,9 segundos e velocidade máxima de 350 km/h, que é praticamente a um carro de F1.
O modelo também detém o recorde de Nürburgring com a volta mais rápida de um carro de produção, marcando 6m35s183 em uma das pistas mais famosas do mundo. O recorde, até então, era do Porsche 911 GT2 RS que fez o mesmo em 6m38s830.
O trem de força com quatro comandos de válvulas veio diretamente do monoposto de Fórmula 1 da Mercedes-AMG Petronas. Em vez do uso de molas, as válvulas são operadas pneumaticamente, tudo para conseguir atingir facilmente as 11 mil rpm.
Além dos esportistas já mencionados, outros famosos estão entre os compradores do carro. O astro de Hollywood Mark Wahlberg, que fez os filmes como “O Atirador”, “Transformers” e “Uma Saída de Mestre” e “Ted” também é um deles. O ator, inclusive, comentou no post de Hamilton à época. “Quando será lançado? Estou esperando”, disse.
O empresário do ramo imobiliário/youtuber Manny Koshbin é outro confirmado. O americano, aliás, tem vários superesportivos na garagem, como Pagani Huayra, McLaren Speedtail e Bugatti Chiron.
O ex-tenista Ion Țiriac e a cantora Alicia Keys são dados como certos na lista de compradores, de acordo com a imprensa internacional. A informação não foi confirmada pela Mercedes.