Orquestra Theatro São Pedro anuncia programação completa para 2024

Fundada em 1985 com o compromisso de honrar tudo o que representa um dos mais importantes espaços culturais de Porto Alegre, a Orquestra Theatro São Pedro já tem sua programação completa definida para o ano. Além do concerto Carmen canta Callas, que marcou a abertura da temporada 2024 nesta quinta-feira (21), com a renomada soprano brasileira Carmen Monarcha interpretando célebres árias e aberturas de óperas que fizeram parte da carreira de Maria Callas, serão realizados outros 30 espetáculos até dezembro, somando mais oito Concertos Série Theatro São Pedro, um espetáculo operístico, dois concertos da Orquestra Jovem Theatro São Pedro, dez da Série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros, além de nove apresentações da Série Concertos Comunitários Zaffari.

O Theatro São Pedro receberá apresentações realizadas mensalmente sob regência de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da orquestra. Entre os destaques há o espetáculo operístico inédito Puccini: o seu nome é amor!, em homenagem ao centenário de falecimento de Giacomo Puccini, que terá récitas nos dias 14 e 15 de setembro com participação especial da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS). A orquestra também receberá importantes solistas convidados do Brasil e do exterior, como a violinista austríaca Elisso Cogibedaschwili no dia 23 de maio; o violoncelista alemão Clemens Weigel no 18 de julho, em celebração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul; e o acordeonista Iñaki Alberdi, do País Basco, fazendo sua estreia em solo brasileiro no dia 22 de agosto, em uma noite permeada pelo tango e pelo flamenco, com obras de Albéniz & Piazzolla.

A programação será diversificada e também trará aproximações entre a música de concerto e os universos do pop e do jazz. Em sua segunda apresentação do ano, no dia 25 de abril, a OTSP resgatará as trilhas sonoras dos filmes de Quentin Tarantino, um dos mais conceituados diretores e roteiristas do cinema contemporâneo, destacando faixas de filmes como Django Livre e Pulp Fiction: Tempo de Violência, em apresentação que terá participação do cantor Rafael Gubert. Depois, no dia 20 de junho, a orquestra receberá a cantora norte-americana Dee Dee Simon, pela primeira vez no Brasil, e o pianista Luciano Leães para o espetáculo Jazz em Concerto, que contará com standards como Take Five, de Paul Desmond, e Blue Rondo à la Turk, de Dave Brubeck, em versões orquestradas.

A temporada ainda terá festivais em homenagem a grandes compositores da música de concerto, com uma noite inteiramente dedicada ao repertório de Mendelssohn, no dia 24 de outubro, sob regência do destacado maestro convidado Cláudio Cohen; e outra em reverência a Beethoven, em 21 de novembro, tendo como solistas a violinista Brigitta Calloni, a violoncelista Martina Ströher e o pianista Jauro Gehlen.

Os ingressos para as apresentações da série Theatro São Pedro têm preços acessíveis, com valores de R$ 10 a R$ 40. As entradas poderão ser adquiridas a partir da próxima quarta-feira, dia 27 de março, no site www.theatrosaopedro.rs.gov.br.

Já os dois concertos da Orquestra Jovem Theatro São Pedro, projeto de inclusão social que atualmente atende 120 alunos gratuitamente com o objetivo de formar cidadãos através da linguagem musical e da técnica instrumental, terão como ingresso a doação de 2kg de alimentos não perecíveis. As nove apresentações da Série Concertos Comunitários Zaffari, que acontecerão em diferentes espaços de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo, terão entrada franca, assim como  os dez Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros, projeto que visa apresentar o universo da música orquestral aos estudantes do Ensino Fundamental, em concertos que unem aula e diversão no Theatro São Pedro, com apresentação do maestro Evandro Matté.

SAIBA MAIS SOBRE AS PRÓXIMAS PROGRAMAÇÕES DA SÉRIE THEATRO SÃO PEDRO

25 de abril, quinta-feira, às 20h | Tarantino no Cinema
Em sua segunda apresentação do ano, a Orquestra Theatro São Pedro percorrerá as trilhas sonoras dos filmes de Quentin Tarantino. Sob regência e direção artística do maestro Evandro Matté, o concerto terá participação do cantor Rafael Gubert e contará com canções e peças instrumentais marcantes das obras do cineasta norte-americano conhecido pela excentricidade das suas escolhas musicais, que complementam os tons irreverentes de suas cenas. Entre os destaques do repertório estão faixas de Django Livre, que revisitam o clima faroeste da elogiada produção estrelada pelo ator Jamie Foxx em 2013, além de músicas de Pulp Fiction: Tempo de Violência, thriller de 1994 que conta com a atuação de nomes como Uma Thurman, John Travolta e Samuel L. Jackson e que fez o público voltar a ouvir diversos clássicos esquecidos do pop e do rock.

23 de maio, quinta-feira, às 20h | Violino Virtuoso
No dia 23 de maio, a Orquestra Theatro São Pedro recebe a violinista austríaca Elisso Cogibedaschwili. A solista, que já se apresentou em algumas das maiores casas de concerto do mundo, é a convidada especial do espetáculo Violino Virtuoso, que destaca importantes obras dedicadas ao instrumento. Com regência e direção artística de Evandro Matté, a apresentação terá em seu programa o Concerto para Violino No. 2, de Otar Taktakishvili, compositor, professor e maestro georgiano cujo centenário é celebrado em 2024; além de Tzigane, clássica rapsódia escrita pelo francês Maurice Ravel.

20 de junho, quinta-feira, às 20h | Jazz em Concerto
A cantora norte-americana Dee Dee Simon faz sua estreia no Brasil em uma apresentação inédita com a Orquestra Theatro São Pedro e o pianista Luciano Leães. Com regência e direção artística do maestro Evandro Matté, o espetáculo Jazz em Concerto promove uma viagem pelo gênero musical marcado pelo improviso, com a interpretação de temas de variados estilos jazzísticos. No repertório estão standards como Take Five, de Paul Desmond; Blue Rondo à la Turk, de Dave Brubeck; e In The Mood, de Glenn Miller, que ganham versões orquestradas; além de faixas como I’d Rather Go Blind, de Etta James, que serão apresentadas com a voz poderosa de Dee Dee, premiada artista que vem despontando na cena de música soul e que ainda apresentará ao público algumas de suas composições autorais, como Walk Out on My Love.

18 de julho, quinta-feira, às 20h | Bicentenário da Imigração Alemã
No mês em que é celebrado o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, a Orquestra Theatro São Pedro apresenta um concerto especial em homenagem ao simbólico momento histórico. O espetáculo em alusão aos duzentos anos da chegada dos povos de língua alemã em solo gaúcho terá regência e direção artística do maestro Evandro Matté e participação do violoncelista alemão Clemens Weigel, membro do renomado Quarteto Rodin e professor do Conservatório de Munique. O programa destaca obras de Johann Sebastian Bach, músico nascido na Alemanha que se transformou em um dos mais célebres compositores de todos os tempos, além de peças do repertório clássico do russo Tchaikovsky.

22 de agosto, quinta-feira, às 20h | Albéniz & Piazzolla
Em agosto, a Orquestra Theatro São Pedro promove uma noite permeada pelo tango e pelo flamenco, tendo o acordeonista Iñaki Alberdi, do País Basco, como solista convidado. Sob regência e direção artística do maestro Evandro Matté, o instrumentista interpretará Las Cuatro Estaciones Porteñas, conjunto de quatro composições escritas por Astor Piazzolla, que unem a formação erudita do músico argentino com o amor pelo tango para mostrar sua maneira de escutar o verão, o outono, a primavera e o inverno. O programa inclui ainda a execução da peça Astúrias, do compositor espanhol Isaac Albéniz, que explora o ritmo do flamenco da região de Andaluzia.

14 e 15 de setembro, sábado, às 20h; e domingo, às 18h | Puccini: o seu nome é amor!
Em homenagem ao centenário de falecimento do lendário compositor de óperas Giacomo Puccini, a Orquestra Theatro São Pedro preparou o espetáculo operístico inédito Puccini: o seu nome é amor!. A apresentação, com regência e direção artística do maestro Evandro Matté, reúne cenas das principais criações do músico italiano, em duas récitas com participação especial da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS), que terão como solistas a soprano Eiko Senda e o tenor Lazlo Bonilla. A montagem, que resgata a intensidade das emoções dos protagonistas de autoria do compositor, terá como tema principal o amor, assunto que permeia as óperas de Puccini, indo desde La Bohème, que toca o coração da boemia artística de Paris, até a história de traição profunda, devoção e amor eterno de Madama Butterfly.

24 de outubro, quinta-feira, às 20h | Festival Mendelssohn
No dia 24 de outubro, a Orquestra Theatro São Pedro promove uma noite inteiramente dedicada ao repertório de Felix Mendelssohn, eclético compositor e pianista alemão, tido como um dos mais importantes representantes da primeira fase do período romântico. A apresentação terá regência do destacado maestro convidado Cláudio Cohen, e como solistas o violinista Emerson Kretschmer e o pianista André Carrara. O programa inclui o Concerto para Violino e Orquestra em Mi Menor, Opus 64, uma das mais importantes obras orquestrais de Mendelssohn e uma das mais famosas da história da música de concerto.

21 de novembro, quinta-feira, às 20h | Festival Beethoven
Reconhecido como um dos mais brilhantes compositores da história da música clássica e um dos maiores gênios da história da arte, Ludwig van Beethoven será o tema da noite apresentada pela Orquestra Theatro São Pedro em novembro. O destaque do programa será o Concerto para Violino, Violoncelo e Piano em Dó Maior, Opus 56, também conhecido como Concerto Triplo ou Concerto Tríplice, por ser dirigido a três instrumentos solistas, além da orquestra. A apresentação especial será conduzida pelo regente e diretor artístico Evandro Matté e terá como solistas a violinista Brigitta Calloni, a violoncelista Martina Ströher e o pianista Jauro Gehlen.

19 de dezembro, quinta-feira, às 20h | Concerto de encerramento da temporada
O encerramento da temporada 2024 da Orquestra Theatro São Pedro será com um concerto especial de fim de ano regido pelo maestro e diretor artístico Evandro Matté e com dois solistas convidados: Pablo Rossi, considerado dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, e Ludmilla Bauerfeldt, soprano que tem presença frequente nas principais casas de ópera do país. A apresentação será dividida em dois momentos, com execução do Recitativo e Rondó para Soprano, Piano e Orquestra, de Wolfgang Amadeus Mozart, no começo da noite; e com interpretação de clássicas composições do repertório natalino ao final.

SERVIÇO
Temporada 2024 da Orquestra Theatro São Pedro

Ingressos para todas as programações da Série Theatro São Pedro
À venda a partir do dia 27 de março
Galerias: R$ 10,00 (inteiro) | R$ 5,00 (meia-entrada)
Camarote lateral: R$ 20,00 (inteiro) | R$ 10,00 (meia-entrada)
Camarote central: R$ 20,00 (inteiro) | R$ 10,00 (meia-entrada)
Plateia: R$ 40,00 (inteiro) | R$ 20,00 (meia-entrada)
Estudante: R$ 5,00 nas galerias e valor único de R$ 10,00 em qualquer outro setor

Pontos de venda
Online: www.theatrosaopedro.rs.gov.br
Bilheteria do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre/RS): somente nos dias das apresentações, a partir de duas horas antes do início das atrações

Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Patrocínio: Grupo Zaffari, Stihl, Gerdau e Banrisul Corretora de Seguros
Apoio: Gedore, AGCO e MBZ Advogados
Realização: Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal

Assessoria de imprensa da Orquestra Theatro São Pedro
Jéssica Barcellos – Jornalista

Deixe um comentário