Indicados ao Oscar de melhor documentário, ’20 Dias em Mariupol’ e ‘As 4 Filhas de Olfa’ estreiam amanhã nos cinemas brasileiros

Dois longas premiados e concorrentes ao Oscar entram em cartaz no Brasil nesta quinta-feira, 7 de março: “20 Dias em Mariupol”, dirigido por Mstyslav Chernov, e “As 4 Filhas de Olfa”, com direção de Kaouther Ben Hania (“O Homem que Vendeu Sua Pele”). A distribuição dos filmes – que disputam no próximo domingo, dia 10, o prêmio da Academia para melhor documentário em longa-metragem – é da Synapse Distribution.

Vencedor do Festival de Sundance e, recentemente, do Critics’ Choice Documentary Awards e do BAFTA Awards, “20 Dias em Mariupol” acompanha um grupo de jornalistas ucranianos que registram a invasão russa na cidade ucraniana de Mariupol, no início do conflito entre os dois países. Sem saída, a equipe passa por desastres em alta escala, como o bombardeamento de um hospital-maternidade. No Rotten Tomatoes, o longa tem 100% de aprovação da crítica. Assista ao trailer legendado aqui e acesse fotos neste link.

Cineasta e fotojornalista vencedor do prêmio Pulitzer pelo trabalho de cobertura do ataque retratado no filme, Mstyslav Chernov já cobriu conflitos no Iraque, Afeganistão e em Kiev, capital da Ucrânia. Para compor o documentário, ele e seus companheiros de equipe — correspondentes da The Associated Press, também produtora do longa — estiveram presentes desde o início da invasão russa, do primeiro bombardeio ao corte de água, de suprimentos e das torres de sinal. Também foram os últimos jornalistas a permanecer na cidade. Enquanto filmavam a situação local, fugiam dos soldados russos para não serem capturados.

Em “As 4 Filhas de Olfa”, filme vencedor do Olho de Ouro em Cannes, do francês Prêmio César e do Spirit Awards (o Oscar independente), a diretora Kaouther Ben Hania convida o público a conhecer a vida de Olfa, uma mulher tunisiana que teve quatro filhas. As duas mais velhas desapareceram, e, para contar sua história, a Kaouther escalou duas atrizes que passaram a viver com Olfa por um tempo. O longa tem 95% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Assista ao trailer legendado neste link e acesse os materiais do filme aqui.

Segundo a cineasta, a ideia para o documentário surgiu em 2016, quando estava terminando um outro projeto. A história de Olfa, que circulava na mídia na época, a intrigou e a emocionou. Logo, entrou em contato para convencê-la a participar de um documentário sobre sua vida. O projeto, no entanto, sofreu dificuldades e quase não foi finalizado. Nas primeiras filmagens, que ocorreram apenas com Olfa e suas duas filhas mais jovens, Kaouther percebeu que não estava capturando um momento genuíno da história daquela família. Ela, então, pausou o projeto, e retornou anos depois com três atrizes — Nour Karoui, Ichraq Matar e Hend Sabri — para interpretar as filhas desaparecidas e a própria Olfa, respectivamente.

Ficha técnica – “20 Dias em Mariupol”

Sinopse

Indicado ao Oscar 2024. Guerra da Ucrânia: uma equipe de jornalistas fica presa dentro da cidade sitiada de Mariupol, após a invasão russa. Eles lutarão para continuar o trabalho de documentação das atrocidades do conflito.

Ficha técnica

Diretor: Mstyslav Chernov
Roteiro: Mstyslav Chernov
Produção: Mstyslav Chernov, Michelle Mizner, Raney Aronson-Rath e Derl McCrudden
Produção de campo: Vasilisa Stepanenko
Direção de Fotografia: Mstyslav Chernov
Edição: Michelle Mizner

Ficha técnica – “As 4 Filhas de Olfa”

Sinopse

Indicado ao Oscar 2024. A partir do desaparecimento de duas de suas quatro filhas, a história da família de Olfa é contada através de uma jornada de rebelião, violência e esperança.

Elenco

Olfa Hamrouni
Eya Chikhaoui
Tayssir Chikhaoui
Hend Sabri como Olfa
Nour Karoui como Rahma Chikhaoui
Ichraq Matar como Ghofrane Chikhaoui

Ficha técnica

Diretora: Kaouther Ben Hania
Roteiro: Kaouther Ben Hania
Produção: Nadim Cheikhrouha, Habib Attia, Thanassis Karathanos e Martin Hampel
Som: Amal Attia, Manuel Laval, Henry Uhl e Maxim Romasevich
Trilha sonora: Amine Bouhafa
Direção de Fotografia: Farouk Laaridh
Edição: Jean-Christophe Hym, Qutaiba Barhamji e Kaouther Ben Hania

Sobre a Synapse Distribution

A Synapse, selo de exibição da SOFA DGTL, licencia e lança comercialmente uma média de 50 filmes por ano. Em 2023 lançou mais de 10 filmes nos cinemas, entre eles ‘A Sindicalista’, com Isabelle Huppert, ‘Blue Jean’, vencedor do prêmio do público em Veneza, ‘Herói de Sangue’, com Omar Sy, e ‘Meu Amigo Extraordinário’, com Ben Kingsley.

Siga a Synapse Distribution nas redes sociais.

Deixe um comentário