Para a alegria dos usuários de GPUs da AMD, o recurso Anti-Lag será relançado como Anti-Lag+ em breve.
A AMD compartilhou no ano passado, uma série de atualizações relacionadas ao seus hardwares, em especial com relação as GPUs Navi 32 e melhorias de software que chegariam para elas, como a FidelityFX Super Resolution (FSR 3), HYPR-RX e AMD Fluid Motion Frames (AFMF), tecnologias que utilizarão o novo Anti-Lag+.
Anti-Lag será relançada para GPUs da AMD
Quem utilizou a primeira versão do Anti-Lag nas GPUs da AMD já sabem qual é a história: ótima tecnologia que deixava os jogos mais suaves e mais responsivos, mas que acabou gerando vários banimentos em diversos jogos por ser identificado como cheat.
Jogos como Call of Duty, APEX Legends, Counter-Strike 2 e PUBG utilizam ferramentas anti-cheat, o que acabou ocasionando o banimento de alguns jogadores que estavam utilizando o Anti-Lag da AMD. Isso fez com que a empresa retirasse o recurso de circulação durante alguns meses após seu lançamento. Mas parece que seu retorno está próximo, como podemos ver no tweet abaixo:
Any news on reintroducing Anti-Lag+? It’s been a while since it was removed. Or any info whether the FSR upscaler will be improved now that Frame Gen has been released?
Any info would be great
— TheRazerMD (@ecffg2010) February 13, 2024
“Alguma notícia sobre a reintrodução do Anti-Lag+? Já faz um tempo desde que foi removido. Ou alguma informação se o upscaler FSR será melhorado agora que o Frame Gen foi lançado?”, perguntou o usuário TheRazerMD. E Frank Azor, arquiteto-chefe de soluções e marketing de jogos da AMD respondeu que “sim, em breve”.
O Anti-Lag+ irá introduzir um recurso de alinhamento de quadros que afeta o código do jogo para melhorar a sincronização e reduzir ainda mais a latência. Aparentemente, essas mudanças foram suficientes para evitar que sistemas de detecção de software anti-cheating removam os jogadores.
Ainda não existem informações sobre como será a introdução do Anti-Lag+, se como um recurso de nível de driver ou através de habilitação do FSR3. Adotando a última opção, o recurso tem uma possibilidade maior de ser aprovado pelos estúdios de desenvolvimento de jogos – a NVIDIA suporta sua tecnologia concorrente chamada Reex em jogos desta maneira.