Realengo e Barra da Tijuca recebem a 7ª edição do Festival Ilumina Zona Oeste

Entre os dias 01 e 03 de março, os bairros de Realengo e Barra da Tijuca vão irradiar luz para celebrar o aniversário do Rio de Janeiro durante o Festival Ilumina Zona Oeste. O evento, que chega à 7ª edição em 2024, foi idealizado pelo Instituto Phi e Instituto Rio com o objetivo de fortalecer a rede criativa e social do território, com intensa e variada programação cultural gratuita para a população local.

As principais atrações deste ano incluem a apresentação stand-up do humorista Paulinho Serra e shows da cantora Tati Quebra Barraco e MC Bob Rum, além de rodas de conversa, atividades para crianças, feira gastronômica e uma homenagem às mulheres da região da Zona Oeste.

Na sexta-feira (01/03), o evento será realizado em Realengo, na Areninha Gilberto Gil, com abertura dos portões às 18h. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher — comemorado, em 08/03 —, o primeiro dia do festival vai homenagear, às 19h, nove mulheres locais que geram impactos positivos nas suas comunidades por meio de iniciativas sociais e culturais. Além disso, terá o stand-up do ator e humorista Paulinho Serra e a apresentação da banda Zeh Carioca, com músicas dos anos 80, 90 e hits atuais.

Na Barra da Tijuca, o festival acontece no sábado (02/03) e domingo (03/03), das 10h às 16h, no Museu do Pontal. Nos dois dias, o evento vai celebrar as tradições populares da Zona Oeste, com atividades culturais para toda a família. O público vai curtir atrações como roda de conversa “Do Sertão Carioca à Zona Oeste: um Rio de histórias pra contar”, com a agitadora cultural Andressa Lobo, o jornalista e escritor André Luís Mansur e o gestor cultural Marcus Faustini, além de outras atividades culturais como Sexteto Nova Sinfonia, Palhaças 123, o teatro de bonecos Papo no Brejo, a peça Cordel os Donos da Terra, Jongo e rodas de samba com a Cia Banto Grupo de Mineiro Pau Valdemar Madalena e As Pastoras de Aquilah, e show de Forró com Pimenta do Reino.

Além das atrações no Museu do Pontal, o último dia do Festival Ilumina Zona Oeste, no domingo (03/03), terá novamente uma programação na Areninha Gilberto Gil, em Realengo. A partir das 11h, o espaço vai oferecer uma feira gastronômica com produtos e comidas feitas por produtores locais. Às 13h, terão início as apresentações do Samba à Bangu, Banda DSD, Danielle Valente, Ton, Point do Vinyl com MC Marcelo Negrão, Soul de Brasileiro e Walle-B. Para encerrar a noite, a partir das 19h, shows com MC Bob Rum e a cantora de funk Tati Quebra Barraco.

“O Ilumina Zona Oeste é um projeto criado para reunir e dar mais visibilidade às iniciativas que geram impactos positivos na cultura e no desenvolvimento social. Temos orgulho em fazer parte de uma ação que, este ano, vai homenagear não somente a cidade do Rio de Janeiro — berço do evento há sete edições —, mas também as mulheres que possuem grande importância para a região da Zona Oeste”, ressalta a fundadora e diretora-executiva do Instituto Phi, Luiza Serpa.

Serviço:

Ilumina Zona Oeste

Dias e Locais: 01/03 (sexta-feira), a partir das 18h, e 03/03 (domingo), a partir das 10h, na Areninha Gilberto Gil; 02/03 (sábado) e 03/03 (domingo), no Museu do Pontal, a partir das 10h.

Entrada: gratuita

Classificação: livre

Informações: www.iluminazonaoeste.com.br // @iluminazonaoeste

Sobre o Instituto Phi:

O Instituto Phi é uma organização não governamental que atua assessorando indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e culturais, criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor. Em nove anos, o Phi já apoiou, pelo menos, 1.772 projetos sociais em todo o país, movimentou R$196 milhões para o setor e impactou a vida de mais de 2,6 milhões de pessoas.

Sobre o Ilumina Zona Oeste

O Ilumina Zona Oeste é uma rede criativa que une organizações da sociedade civil, empreendedores culturais e artistas do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro, e trabalha para reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento dos territórios.

Este ano, a 7ª edição do Ilumina Zona Oeste é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Fábrica Carioca de Catalisadores O Projeto conta com o patrocínio da ViaRio, Fábrica Carioca de Catalisadores, Ternium e Universidade Veiga de Almeida e tem apoio da TV Globo. Idealizado por Instituto Phi e Instituto Rio, produção de Revés Produções, com co-realização do Instituto Santa Cruz Sustentável e realização de Motriz Sociocultural, Trilhos Produções Artísticas e Ministério da Cultura.

Monica Hing
Assessora de Imprensa

Deixe um comentário