Criado pela Sony como uma plataforma especializada em streaming doméstico, o PlayStation Portal tem vendido muito acima das expectativas da empresa. Segundo a gerente de produto Hiromi Wakai, o produto foi criado para pessoas “com necessidades específicas” e que querem jogar o PlayStation 5 de “formas específicas”.
Ela explica que, enquanto a companhia não vai compartilhar números específicos no momento, o conceito inusitado atraiu mais consumidores do que o previsto. Ao mesmo tempo, ela reconhece que a proposta do produto pode ser confusa em um primeiro momento, o que dificultou os esforços de divulgá-lo em um primeiro momento.
Em uma entrevista ao site Game File, Hiromi reforçou que a Sony nunca pensou no PlayStation Portal como algo na mesma linha do PSP ou do Vita. Segundo ela, o objetivo sempre foi entregar jogos de alta qualidade ao público, oferecendo um preço considerado acessível e tecnologias prontamente disponíveis.
PlayStation Portal surgiu como extensão do PlayStation 5
“As discussões iniciais sobre esse produto começaram a partir de uma pergunta sobre como poderíamos expandir a experiência do console PlayStation 5, não lançar um dispositivo portátil separado”, explicou a gerente de produto. Ela também afirmou que manter a compatibilidade do controle DualSense era algo bastante importante.
Isso resultou no visual inusitado do PlayStation Portal, que se assemelha a um tablet colocado entre duas metades do acessório. Apesar de estranheza do ponto de vista visual, isso também dispensou a empresa de exigir trabalho adicional de desenvolvedores para que seus jogos pudessem rodar no aparelho.
Mesmo que o hardware discreto do produto não tenha sido criado para rodar jogos de forma nativa, alguns engenheiros do Google já provaram que isso é possível. Isso acontece graças ao fato de que o dispositivo roda uma versão modificada do Android, cujo acesso envolve passos que não estão sendo compartilhados publicamente no momento atual.
Fonte Kotaku