“Sem um minuto de sossego.” É assim – vez ou outra – que fontes próximas à apresentadora Ana Maria Braga definem o atual momento da apresentadora dentro do canal. A última surpresa que a apresentadora teria recebido, de acordo com essas mesmas fontes, foi um pedido do canal, e que só deve ocorrer se a apresentadora aceitar a proposta. Este colunista explica.
A Globo rodou uma pesquisa por meio de uma plataforma online para saber o que o público ainda pensa a respeito dos horários de transmissão dos matinais Encontro e Mais Você. De acordo com fontes do canal, o resultado apresentado indicou gráficos de preferência do público pelo Mais Você no antigo horário – antes do Encontro – com patamar quantitativa na casa dos 90% dos pesquisados.
Entre uma das explicações, muitas mulheres – cativas do público de Ana Maria – apontaram que conseguiam com o antigo horário assistir ao programa antes de sair para trabalhar, ou antes de iniciarem os afazeres domésticos da casa. Internamente a Globo entendeu que, literalmente, o público acordava para tomar café da manhã com Ana Maria Braga.
Executivos do canal consideraram em uma reunião recente que a reversão do horário dos programas para o modelo antigo poderiam representar um ganho de mais dois pontos de audiência para o Mais Você, sem alterar, entretanto, a atual audiência do Encontro. O resultado da pesquisa ainda apontou que a nova troca de horário “regula e valoriza” de forma mais assertiva os anunciantes dos matinais.
Segundo essas mesmas fontes a apresentadora Patrícia Poeta não teria ficado satisfeita com a decisão, e teria rebatido que já tem uma consolidação de audiência na faixa de horário e que a troca poderia não ser satisfatória para o Encontro. Entretanto, ainda de acordo com essas mesmas fontes do canal, a decisão vai ficar mais concentrada em Ana Maria Braga.
A emissora considera que a medida não pode ser impositiva para Ana Maria Braga. A veterana já passou por todas as provas impostas pela Globo – muitas acerca decisões errôneas, como transformar o programa em um quadro dentro do Encontro durante a Pandemia – e sempre salvou a audiência das manhãs da Globo, e principalmente o fluxo de caixa comercial da grade matinal.
A Globo dialoga com Ana Maria durante as férias, que só tem previsão para acabar dia 11 de março. Caso Ana Maria aceite a proposta, a emissora pretende retornar com o Mais Você mais cedo, já a partir do retorna da apresentadora à atração. Mas, ao mesmo tempo, a emissora entende que Ana precisou reaver toda sua rotina de vida para a mudança anterior. Agora, segundo também fontes ligadas à direção de contratos da emissora, “está nas mãos de Ana Maria Braga a decisão”.
Fonte iG