Dois engenheiros do Google hackearam um PlayStation Portal para rodar jogos do antigo PSP nele. Andy Nguyen, que trabalha como pesquisador de vulnerabilidades na nuvem, e Calle Svensson, engenheiro de segurança, usaram seus perfis no Twitter/X para mostrar um PlayStation Portal rodando de forma nativa a versão de GTA 3 para o PSP.
Vale lembrar que a Sony lançou o PlayStation Portal como um dispositivo portátil de streaming, que se conecta sem fio ao PlayStation 5. Oficialmente, não é possível jogar de forma nativa no PlayStation Portal – embora os engenheiros tenham conseguido instalar o emulador PPSSPP no dispositivo, o que significa que nenhum Wi-Fi é necessário para jogar.
After more than a month of hard work, PPSSPP is running natively on PlayStation Portal. Yes, we hacked it. With help from xyz and @ZetaTwo pic.twitter.com/AXuRROo6Ip
— Andy Nguyen (@theflow0) February 19, 2024
Em outro tuíte, Nguyen afirma que o hack é “todo baseado em software”, o que significa que nada em relação ao hardware foi modificado. Se você ficou animado com a possibilidade, talvez seja melhor diminuir as expectativas, pois Nguyen afirmou que não pretende lançar o hack “em um futuro próximo”.
“Há muito trabalho a ser feito”, disse Nguyen – embora ele tenha publicado alguns vídeos demonstrando o hack no último fim de semana.
Embora a Sony ainda não tenha anunciado um novo console portátil dedicado, ela lançou vários portáteis ao longo dos anos. O PSP chegou ao mundo em dezembro de 2004 e passou por uma série de revisões. A Sony lançou o PSP Go em outubro de 2009 e o PSP Street PAL-only em outubro de 2011. A última incursão da Sony no território dos consoles portáteis veio com o lançamento do PlayStation Vita em dezembro de 2011.
A empresa ainda não anunciou um sucessor, mas com o Portal PlayStation a meio caminho e o enorme sucesso do Nintendo Switch, talvez algum tipo de híbrido de PlayStation não esteja fora das possibilidades da empresa. Enquanto isso, há muitos rumores de que a Microsoft está se preparando para lançar seu próprio portátil Xbox.
Fonte IGN