A nova IP da Square Enix, Foamstars, exclusiva de PlayStation, usa Inteligência Artificial, algo que o próprio produtor do game confirmou. Em uma coletiva com a imprensa, Kosuke Okatani afirma que IA foi usada, mas deixa claro que grande parte foi feita à mão.
“Todo os elementos centrais de Foamstars, o gameplay e as coisas que tornam o jogo divertido, esses foram feitos à mão. Porém nós queríamos experimentar com IA também”, disse o produtor em uma coletiva de imprensa.
Ao VGC, que esteve no evento, o produtor de Foamstars disse que usou a aplicação Midjourney, que transforma comandos em texto em artes visuais, para criar ícones para capas de álbuns de música do game.
“Nesse caso, nós experimentamos o Midjorney usando prompts simples para produzir imagens abstratas. Nós adoramos o que foi criado e as usamos como capas finais de álbuns que os jogadores verão no game. Todo o resto foi criado completamente pela nossa equipe de desenvolvimento”, explica.
Square Enix pretende aumentar o uso de IA em games
Isso vai de encontro com o que o presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, disse dias atrás. Segundo ele, o estúdio deve usar ainda mais aplicações de Inteligência Artificial em seus jogos.
“A longo prazo, queremos aplicar essas tecnologias para criar novas formas de conteúdo, pois acreditamos na inovação tecnológica como oportunidade de negócios“, disse Kiryu.
Enquanto o antigo presidente da Square Enix, Yosuke Matsuda, queria apostar na tecnologia de Blockchain, Takashi Kiryu está de olho na IA. Na realidade, a empresa já vem utilizando ferramentas de inteligência artificial.
Um dos exemplos é até recente e aconteceu com Final Fantasy VII Remake, onde uma ferramenta de IA auxiliou no processo de animação facial.
O uso da Inteligência Artificial em games já vem acontecendo nos últimos anos, mas ainda não é comum os estúdios deixarem claro o uso de ferramentas do tipo no processo de desenvolvimento dos games.
Em relação a Foamstars, o game competitivo online da Square Enix chega no dia 6 de fevereiro e também já estará disponível para assinantes do PS Plus Essential.
Fonte Adrenaline