Previsão de chuvas e temporais nesta quarta-feira

A quarta-feira (31/1) terá a formação de uma nova frente fria próximo ao estado de São Paulo, mantendo as instabilidades sobre boa parte do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil.

No Sudeste, a frente fria se desloca em direção ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo. Com isso, chove nos dois estados, além de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas.

A condição é de atenção na capital paulista, litoral, Ribeirão Preto e Franca, porque as chuvas acontecem de maneira forte e podem causar alagamentos”, informa a Climatempo.

Vale do Paraíba, Médio Paraíba, Zona da Mata Mineira, região serrana do Rio e norte de Minas Gerais são outras regiões que podem ter temporais fortes com ventanias acima de 70 km/h ao longo da quarta-feira.

São Paulo se mantém com altas temperaturas durante a tarde, com máxima de 29ºC e mínima de 20ºC, enquanto no Rio, os termômetros variam entre 23ºC e 32ºC.

No Centro-Oeste, o cenário não muda. Em Goiás, os ventos úmidos vindos do Norte provocam chuva durante todo o dia desde a manhã.

Em Campo Grande também tem condição de chuva forte, principalmente durante a tarde. E por fim, o noroeste do Mato Grosso terá chuva intensa a qualquer hora do dia, e calor de até 35ºC em Cuiabá.

No Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a circulação de ventos vão favorecer a formação de nuvens carregadas em toda região.

“Tem previsão de chuva em todas as áreas, principalmente no Acre, sudoeste do Amazonas, sul do Pará e Rondônia”, diz o boletim da Climatempo. Nessas regiões, a chuva será mais volumosa em comparação ao resto da região. Também chove no Tocantins, interior do Pará e Roraima, mas de maneira bem mais branda.

No Sul, o sol retorna em todo Rio Grande do Sul e oeste do Paraná e de Santa Catarina, por conta de uma área de alta pressão que inibe a formação de nuvens carregadas nessas áreas.

O ar seco vai ser destaque nessas regiões, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul, onde os índices devem ficar abaixo dos 30%.

No leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive as duas capitais, Curitiba e Florianópolis, terão chuva forte durante a tarde, com possíveis alagamentos, especialmente no litoral paranaense. Além disso, os ventos podem passar dos 70 km/h.

No Nordeste, o tempo aberto predomina na maior parte da região, com expectativa de ar seco no sertão nordestino. No litoral de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte só há chance de chuva passageira durante a manhã, mas que não devem durar, enquanto no Piauí, Maranhão, Ceará e oeste da Bahia, a chuva pode ser mais forte.

Fonte Globo Rural

More From Author

Alice Alves dá dicas de como será sua fantasia como musa da Portela

Unidos de Bangu programa mais dois ensaios antes do desfile oficial

Deixe um comentário