A quarta-feira (31/1) terá a formação de uma nova frente fria próximo ao estado de São Paulo, mantendo as instabilidades sobre boa parte do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil.
No Sudeste, a frente fria se desloca em direção ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo. Com isso, chove nos dois estados, além de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas.
A condição é de atenção na capital paulista, litoral, Ribeirão Preto e Franca, porque as chuvas acontecem de maneira forte e podem causar alagamentos”, informa a Climatempo.
Vale do Paraíba, Médio Paraíba, Zona da Mata Mineira, região serrana do Rio e norte de Minas Gerais são outras regiões que podem ter temporais fortes com ventanias acima de 70 km/h ao longo da quarta-feira.
São Paulo se mantém com altas temperaturas durante a tarde, com máxima de 29ºC e mínima de 20ºC, enquanto no Rio, os termômetros variam entre 23ºC e 32ºC.
No Centro-Oeste, o cenário não muda. Em Goiás, os ventos úmidos vindos do Norte provocam chuva durante todo o dia desde a manhã.
Em Campo Grande também tem condição de chuva forte, principalmente durante a tarde. E por fim, o noroeste do Mato Grosso terá chuva intensa a qualquer hora do dia, e calor de até 35ºC em Cuiabá.
No Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a circulação de ventos vão favorecer a formação de nuvens carregadas em toda região.
“Tem previsão de chuva em todas as áreas, principalmente no Acre, sudoeste do Amazonas, sul do Pará e Rondônia”, diz o boletim da Climatempo. Nessas regiões, a chuva será mais volumosa em comparação ao resto da região. Também chove no Tocantins, interior do Pará e Roraima, mas de maneira bem mais branda.
No Sul, o sol retorna em todo Rio Grande do Sul e oeste do Paraná e de Santa Catarina, por conta de uma área de alta pressão que inibe a formação de nuvens carregadas nessas áreas.
O ar seco vai ser destaque nessas regiões, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul, onde os índices devem ficar abaixo dos 30%.
No leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive as duas capitais, Curitiba e Florianópolis, terão chuva forte durante a tarde, com possíveis alagamentos, especialmente no litoral paranaense. Além disso, os ventos podem passar dos 70 km/h.
No Nordeste, o tempo aberto predomina na maior parte da região, com expectativa de ar seco no sertão nordestino. No litoral de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte só há chance de chuva passageira durante a manhã, mas que não devem durar, enquanto no Piauí, Maranhão, Ceará e oeste da Bahia, a chuva pode ser mais forte.
Fonte Globo Rural