Refazendo os passos de Luísa Mahin, a musa da Portela Alice Alves buscou inspiração no momento da fuga de uma das principais protagonistas da luta antiescravagista, sobretudo por sua liderança na Revolta dos Malês, que aconteceu em 1835, em SalvFoto: Léo Cordeiroador (BA), para criar um ensaio fotográfico para lá de ousado e sensual.
A ideia da atriz, empresária e médica
veterinária, de 41 anos, foi homenagear a escola de Tia Surica, que, em 2024, levará para a Avenida um enredo inspirado no livro Um defeito de cor, da escritora Ana Maria Gonçalves. A obra conta a história de uma mãe africana que viaja ao Brasil em busca do filho, de paradeiro incerto.
Foi pelas águas do mar baiano que Luísa Mahin, nome católico dado a Kehinde, que deu início a sua busca pela liberdade. Nessas mesmas águas, Alice posou vestida de Iemanjá para um ensaio fotográfico que teve como cenário a Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã em Salvador. A musa também foi clicada em outros pontos turísticos da Bahia, como a Praia do Farol da Barra, o Pelourinho e o Dique Tororó, com produções assinadas por Guilherme Alves e Luís Otávio.
Com figurino nas cores prata e azul, somando quase 20 mil cristais de Swarovski, Alice exibiu com orgulho seus 67 kg, distribuídos em 1,73 m de altura, 65 cm de cintura e 106 cm de bumbum. Além da silhueta curvilínea, ela também mostrou que está com o enredo da azul e branco na ponta da língua e que fez o dever de casa direitinho, não só aprendendo, mas também se emocionando com a história de Luísa Mahin.
“Kehinde foi uma mulher inspiradora e muito ativa na busca por um Brasil melhor. Além de se tornar referência na resistência ao escravismo, ela também é lembrada como símbolo da luta feminina. Conquistou seu reconhecimento através da busca por sua ancestralidade, sua identidade e também sua individualidade. E como nas palavras de Luís Gama: ‘Há quem te chame de Rainha do Brasil. Do Brasil que você lutou para fazer'”, afirma em papo com a nossa redação.
Já ansiosa para os desfiles e em ritmo acelerado nos treinos e na dieta, Alice já prepara um figurino surpreendente para o ensaio técnico da Portela no próximo domingo (14) no Sambódromo. De acordo com ela, o look será uma pequena prova do que será sua fantasia no desfile oficial, ocasião em que ela promete pouca roupa, muito brilho e zero economia no que diz respeito a valor, já que, na ocasião, ela estará completando 24 anos desfilando pela escola.
“Ser musa vai muito além do que só sambar ou desfilar beleza. Envolve muitas responsabilidades e, principalmente, o amor que sentimos pelo nosso pavilhão. E isso não pode ser mensurado em valores. Por isso estou sempre me dedicando e dando o meu melhor, seja no samba ou no figurino”, opina.
Fonte Revista Quem