Erika Januza homenageia artesãs indígenas do Maranhão em ensaio de Carnaval

Erika Januza está pronta para mais um ensaio de rua da Unidos da Viradouro, que acontece no Rio de Janeiro, neste domingo (28.01), e decidiu trazer em seu look uma homenagem a arte de Marina Guajajara e Elisa Guajajara, da Aldeia Lagoa Quieta, na Terra Indígena Araribóia, no Maranhão.

Foto: Guilherme Lima

O top e a saia foram da rainha de bateria da agremiação carioca detalhadamente esculpidos com miçangas e canutilhos, complementados com brincos e braceletes nas cores da escola de samba. Esse bordado segue os moldes das roupas que elas usam em dias de festividades em seu território indígena.

“Estou muito feliz por estar conseguindo conectar tantas mulheres talentosas, fortes e disponíveis para ceder sua arte em prol deste projeto. Elas representam uma parcela imensa da população, que sustenta suas casas com a força do seu trabalho, por meio de suas mãos, literalmente”, contou a atriz.

Foto: Guilherme Lima

“Eu sempre amei o Carnaval e sempre sonhei fazer parte dele, antes mesmo de vir para o Rio de Janeiro. Como sou atriz, trazer a arte para fazer parte de tudo isso faz todo o sentido para mim. Uma oportunidade de ouro para colocar em destaque a arte feita pelo nosso povo”, completou.

“Desta vez a gente vem com essas artesãs de povos originários do Brasil. A nossa intenção em trazer para perto essas mulheres passa por essa construção com base na arte feminina no Brasil, que está aqui desde sempre”, explicou o stylist Vitor Carpe.

Fonte Revista Vogue

Deixe um comentário