Você sabe o que Wanessa Camargo e Taís Araujo tem em comum?

A hérnia de disco afastou duas celebridades do trabalho! Nesta segunda, dia 8/1, Taís Araujo foi internada devido a dores nas costas causadas por essa condição, o que a impediu de gravar os três primeiros episódios do programa “The Masked Singer Brasil 4”, com estreia prevista para o final de janeiro. Por outro lado, Wanessa Camargo, atualmente confinada no reality global “BBB24”, já passou por isso no passado, tendo que cancelar sua agenda em 2018 devido a uma hérnia de disco. Essa é uma das doenças mais comuns que afetam a coluna vertebral, causando dores intensas e impactando a vida das pessoas.

Wanessa Camargo e Taís Araujo

O cirurgião e ortopedista Maurício Martelletto, da Clínica Pró-Movimento, especializada em ortopedia e saúde da coluna vertebral explica que a hérnia de disco ocorre quando há uma lesão no disco intervertebral, responsável por proporcionar flexibilidade à coluna e absorver choques. “Quando ocorre essa lesão, a hérnia de disco pode comprimir a medula ou as raízes nervosas da coluna vertebral, levando a sintomas específicos dependendo da região afetada”, diz. Múltiplos fatores podem desencadear essa condição, incluindo sedentarismo, má postura, movimentos inadequados, obesidade, traumas na coluna, lesões degenerativas e predisposição genética.

Martelletto enfatiza a importância de um diagnóstico preciso e de um tratamento adequado, levando em consideração as queixas e necessidades individuais de cada paciente. A hérnia de disco é uma condição que requer atenção e cuidados específicos para proporcionar alívio aos pacientes afetados por essa condição comum na coluna vertebral.

O especialista esclarece algumas dúvidas sobre o tema.

1-) Quem tem hérnia de disco sente dor apenas na coluna?

Não. Dores no pescoço, joelho ou no ombro também podem ser hérnia de disco. Existe sim, uma chance bastante razoável que a sintomatologia reverta, porque, o problema não é tanto a imagem da hérnia na ressonância, o problema é o grau de inflamação que aquele indivíduo está sendo submetido. Quanto mais inflamado mais tende a liberar fatores que vão provocar uma dor, uma inflamação importante. Pode acontecer do paciente apresentar dores no joelho e ser um problema de coluna. Uma dor no ombro, o problema na verdade, está na coluna cervical. Em muitos casos, um diagnóstico correto, pode evitar um tratamento cirúrgico desnecessário.

2-) A hérnia de disco pode causar perda de sensibilidade ou perda de movimentos?

A hérnia de disco, quando está comprimindo as raízes nervosas da coluna vertebral, apresenta sintomas de acordo com sua localização. No caso da coluna lombar, um dos sintomas mais característicos é a dor lombar irradiada para a perna. Quando sentimos dor, sensação de formigamento, queimação ou perda de força na perna, pode ser um sinal de hérnia de disco que, ao comprimir raízes nervosas na coluna lombar, produz esses sintomas.
Mas é importante ressaltar que nem toda dor na perna indica a presença de hérnia de disco na coluna lombar e, por isso, é importante realizar uma avaliação com um especialista em coluna para saber o que está causando os sintomas e iniciar o tratamento necessário.

3-) Somente com cirurgia posso tratar a hérnia de disco?

Não. A cirurgia é a última opção. Primeiro realizamos o tratamento que chamamos de conservador, que vai ativar todo o sistema biológico do paciente, para que a hérnia de disco seja reabsorvida pelo próprio organismo. No aspecto cirúrgico, a endoscopia de coluna, por exemplo, é um dos tratamentos mais modernos disponíveis atualmente para hérnia de disco. Através de um corte menor que 1 centímetro, o cirurgião insere um endoscópio e com o auxílio de um monitor, o profissional guia o endoscópio até o local da hérnia, removendo-a com segurança. Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, oferece diversos benefícios, como a recuperação rápida, que dispensa a internação. Dessa forma, o paciente pode retornar às suas atividades em 1 semana.
A técnica é considerada revolucionária, porque diminui ainda mais as complicações em cerca de 50%, relativas à dor pós operatória.

4-) Como prevenir a hérnia de disco?

Realizar exames periódicos e check-ups é de extrema importância. Temos também que manter a flexibilidade da coluna, a resistência, massa óssea e agilidade através de tratamentos preventivos e terapêuticos com o uso de bioestimuladores da coluna, preenchedores, colágenos e células tronco. A ciência hoje através das técnicas modernas de abordagem da coluna vertebral apresenta soluções para todos os tipos de hérnias de disco.

Dr Maurício Martelletto – Ortopedia e Traumatologia

Deixe um comentário