Zagallo
Zagallo e Ronaldo na Copa de 98
Lenda do futebol brasileiro e mundial, Zagallo é o único tetracampeão mundial da história. Dentre os principais títulos que ele conquistou com a seleção brasileira, estão duas Copas como jogador (1958 e 1962), uma como treinador (1970) e uma como coordenador técnico (1994).

Confira a postagem feita nas redes socias de Zagallo:

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.

Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.

Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”, diz a nota publicada nas redes.

Zagallo começou a carreira nas divisões amadoras do América-RJ, no fim dos anos 1940. Em 1950, foi para o Flamengo e iniciou sua trajetória profissional de fato. No Rubro-Negro, ficou até 1958. Depois, se transferiu para o Botafogo, onde atuou até 1965.

Sua história com a seleção brasileira é inigualável. Em 1958, Zagallo foi peça fundamental para a coquista do primeiro título mundial do time canarinho, na Suécia.

Já em 1962, no Chile, o “Velho Lobo” ergueu seu segundo troféu mundial com a Seleção como jogador. Mais tarde, ainda viriam os títulos das Copas de 1970, como treinador, e 1994, como coordenador técnico.

A carreira de atleta se encerrou em 1965. Logo na sequência, Zagallo deu início à sua vitoriosa trajetória como técnico. O ídolo brasileiro comandou diversas equipes, como Botafogo, Fluminense, Flamengo, Vasco, Portuguesa, dentre tantas outras. Além, é claro, de ter dirigido brilhantemente a seleção brasileira.

Por meio de uma nota divulgada em seu site oficial, a CBF lamentou a morte de Zagallo e decretou luto de sete dias:

“A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol”, escreveu o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

“A CBF decreta luto de sete dias em homenagem à memória do seu eterno campeão e se compromete em reverenciar o seu legado. Em 2022, inauguramos uma estátua em homenagem ao eterno campeão no Museu da CBF e não esqueceremos da emoção que compartilhamos”, concluiu a nota.

Fonte iG