No começo desse mês, internautas resgataram um vídeo da atriz Maria Fernanda Cândido dando entrevista em francês a uma TV local durante a premiação de Cannes em 2019. O vídeo viralizou na rede X (antigo Twitter) e tem quase 9 mil likes e ultrapassou a marca de 320 mil visualizações em poucos dias. Tudo isso porque a atriz brasileira usou a língua francesa durante todo o bate-papo com o jornalista.
Alguns usuários da rede rapidamente elogiaram a postura e a pronúncia da artista que tem carreira internacional. A @KalineSza comentou que “além de excelente atriz, é poliglota, e que Maria Fernanda domina super bem o idioma e ela respira elegância e sofisticação”. Outro usuário, @amddrd05, comenta que a língua francesa é muito linda.
Simplesmente Maria Fernanda Cândido falando em francês. pic.twitter.com/dnuUVhuDAj
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) December 4, 2023
Diante de tamanha repercussão, a pergunta é: por que a língua francesa é tão elegante? Com nuances poéticas e sonoridade melódica, o francês é sem dúvidas uma das línguas mais charmosas do mundo e a professora Jana Schmidt, conhecida como Mademoiselle nas redes sociais, tem algumas explicações para isso.
“Em comparação com outras línguas, a francesa destaca-se pela delicadeza de suas palavras e pela musicalidade de sua pronúncia. Ao contrário de línguas mais ásperas, como o alemão, o francês oferece uma experiência auditiva suave e envolvente. A pronúncia suave e a cadência lírica tornam cada frase como uma melodia encantadora, cativando os ouvidos. Aliás, vimos isso nos comentários dessa entrevista da Maria Fernanda”, explica ela.
Outro ponto que não podemos esquecer é que o francês tem um patrimônio literário. “O legado literário francês também contribui para a reputação da língua. As obras de grandes escritores como Victor Hugo, Marcel Proust e Gustave Flaubert são celebradas por sua profundidade emocional e refinamento linguístico. Esses autores deixaram um impacto duradouro, influenciando a narrativa mundial e perpetuando a imagem da língua francesa como um veículo de expressão artística incomparável”, comenta a professora.
Jana, que estuda há anos toda a cultura francesa, reforça que a língua historicamente carrega uma herança cultural imensa que a tornaúnica. “Podemos então considerar que, além da beleza linguística, a língua francesa é um veículo para a transmissão de uma rica herança cultural e isso está no subconsciente de todos nós. Desde monumentos icônicos como LA TOUR EIFFEL (lê-se la tur éfél) até as tradições artísticas e filosóficas, a língua está intrinsecamente entrelaçada com a identidade cultural da França. Cada palavra carrega consigo séculos de história, contribuindo para a sensação única de viajar no tempo ao ouvir ou falar francês”, afirma Jana.
Sobre Jana Schmidt
Professora de francês, certificada pelo CEFLE como professora de língua estrangeira, em Quebec no Canadá, com especialização em Programação Neurolinguística (PNL) pela Psynapse (École de Psychothérapie), em Lyon, França. Fundadora do projeto Francês com Mademoiselle (FCM), que tem como objetivo compartilhar o ensino do francês com todas as pessoas que desejam realizar o sonho de se tornarem fluentes nesse idioma. Produtora de conteúdos digitais para as redes sociais YouTube, Instagram, Facebook e TikTok, onde se encontra como “Francês com Mademoiselle”.