O 13º salário, um direito dos trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos, é normalmente pago em duas parcelas. A primeira parte já deve ter sido paga – seu máximo foi na última quinta-feira, dia 30.
Já a segunda parcela deve ser paga até o próximo dia 20. Essa parte do valor é menor do que a primeira parcela porque nela incidem todos os descontos, como INSS e Imposto de Renda.
Quanto é o 13º salário?
O valor corresponde a um salário do trabalhador, menos os descontos, calculado com base no salário mensal bruto do trabalhador e proporcional ao tempo de serviço naquele ano.
Para saber o valor da primeira parcela, é preciso dividir o salário bruto de novembro por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados. A metade desse valor é o equivalente à primeira parcela do 13º salário.
Para a segunda parcela, o cálculo pode ser mais complicado. Para facilitar, o Estadão lançou uma calculadora do 13º salário, que pode ser acessada por meio deste link. Nela, é possível saber o valor líquido tanto da primeira parcela, quanto da segunda.
Fonte Terra