O Museu do Amanhã será palco da cerimônia de entrega do Prêmio Elisa Frota Pessoa nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro. Desenvolvido e organizado pela instituição cultural, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, o projeto é uma homenagem ao pioneirismo desta importante cientista e física experimental, que se destacou atuando no campo da ciência e tecnologia no Rio de Janeiro. Durante o evento, serão reconhecidos e premiados os melhores artigos escritos por mulheres sobre o tema A Ciência e a Tecnologia na Promoção da Igualdade de Gênero.
O Museu recebeu 93 artigos de estudantes de graduação, mestrado e doutorado das áreas de Ciências Biológicas, Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas. O material foi submetido a uma comissão avaliadora composta por 11 pesquisadoras das principais instituições de ensino e pesquisa sediadas no Rio de Janeiro.
Ao longo do mês de novembro, cada um dos artigos foi criteriosamente avaliado, o que resultou na seleção dos 22 melhores. As autoras dos trabalhos vencedores serão premiadas com uma quantia em dinheiro que varia entre R$ 2.500 e R$15.000, de acordo com a colocação e categoria. Os artigos premiados também serão compilados em um e-book que será divulgado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e Museu do Amanhã.
“O Prêmio Elisa Frota é um projeto que quer incentivar e apoiar o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, temas que fazem parte da nossa essência e que são amplamente trabalhados em nossa agenda. Aliado a isso, temos o relevante debate sobre igualdade de gênero, que é de extrema importância, principalmente, nessas áreas onde a presença feminina ainda é um desafio. Temos muito orgulho de contribuir para essa luta, realizar essa cerimônia de conclusão do Prêmio e reconhecer talentos nestas áreas de atuação”, explica Bruna Baffa, diretora-geral do Museu do Amanhã.
O Museu do Amanhã promove continuamente programações e debates acerca da valorização feminina na ciência. Entre as iniciativas focadas no tema estão o Mulheres na Ciência e Inovação, voltado para pesquisadoras brasileiras nas áreas de inovação, empreendedorismo, gênero e ciência; Meninas de 10 anos, programa educativo para empoderar meninas em prol da valorização da equidade de gênero na ciência e o Podcast Vocações, cujo objetivo foi investigar a presença das mulheres na ciência brasileira.
Para mais informações sobre o Prêmio Elisa Frota Pessoa, acesse o site do Museu do Amanhã.
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um equipamento da Prefeitura do Rio de Janeiro, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG.