Já fazia um tempo que a Intel não mencionava oficialmente a próxima geração da sua arquitetura gráfica Arc Xe. Mas, só para dizer que os planos iniciais continuam, a empresa revelou que o lançamento das placas de vídeo Arc Battlemage estão agendadas para 2024.
A informação oficial veio durante um evento da Intel no Japão, onde ela também falou de seus outros produtos, como os recém-lançados CPUs Core Ultra Meteor Lake para notebooks.
A Arc A580 foi a última placa de vídeo da geração Alchemist a ser lançada em outubro deste ano custando US$ 179. Mas não demorou muito para as primeiras notícias indicarem que as vendas desse produto não estavam indo nada bem.
A arquitetura gráfica Intel Xe de primeira geração agora faz parte dos gráficos integrados dos CPUs Core Ultra, entregando grande evolução em relação a iGPU de geração passada da empresa, e até consegue brigar com a Radeon 780M, atual iGPU mais forte da AMD presente nos Ryzen 7040 mobile.
Rumores recentes sobre as GPUs Arc Battlemage
A última informação não oficial referente a geração Arc Battlemage surgiu como parte de um vazamento dos CPUs Lunar Lake da Intel, que indica que essa geração de CPUs mobile será equipados com gráficos Xe2.
O rumor mais relevante sobre as GPUs Intel Arc Battlemage é de julho e fala sobre desempenho. Informações do canal Moore’s Law is Dead da época diziam que a próxima geração de placas de vídeo da Intel chegaria depois da metade de 2024 e sua melhor GPU não competiria no segmento high-end do mercado.
Segundo as informações, o planejamento inicial da Intel era de lançar as GPUs Arc Battlemage ainda em 2023, mas diferentes problemas no desenvolvimento levaram a empresa para um “futuro muito incerto” nesse aspecto.
As GPUs Battlemage devem ter suporte a PCIe 5.0 e memórias GDDR6X, mas o design inicial era focado em GDDR6. Existe a possibilidade do projeto mudar para GDDR7, tecnologia que já foi confirmada por fabricantes como Samsung e Micron para 2024.
A Intel teria três GPUs para o lineup de segunda geração Battlemage. A topo de linha G10, seria equipado com 448 unidades de execução, diferente dos 512 da Arc A770. Essa GPU deve ser equipada com 16 GB em 256-bit de interface de memória.
A GPU G10 “teve suas especificações nerfadas múltiplas vezes, e várias fontes acham que ela pode ser cancelada”. Dentro da Intel, aparentemente, essa GPU era chamada de “matadora de RTX 4080”, mas agora será um SKU “menos ambicioso” que a A770. A fabricação seria em 4nm da TSMC.
O próximo ano está chegando e ficamos no aguardo de novas informações acerca das GPUs Intel Arc Battlemage.
Fonte WCCFtech