Este 16 de dezembro marca os 29 anos que o trabalho mais cultuado do Nirvana, MTV Unplugged in New York, foi levado ao ar pela primeira vez.
O trabalho foi dirigido por Beth McCarthy no Sony Music Studios de Nova York, em 18 novembro de 1993, e seu lançamento ocorreu somente um ano depois. O registro, portanto, chegou ao mercado após o suicídio de Kurt Cobain, que ocorreu em abril de 1994.
MTV Unplugged in New York foi feito em cima de um repertório de faixas obscuras e releituras, resultando num disco ousado que somente a maior banda de rock daquele momento poderia arriscar. Sucesso absoluto entre os jovens pela sua agressividade sonora, o Nirvana aparece tocando instrumentos acústicos de forma primorosa, contando com a colaboração do guitarrista Pat Smear e do violoncelista Lori Goldston.
A apresentação contou com músicas do catálogo do grupo de Seattle e algumas covers, entre elas a versão de “The Man Who Sold The World”, de David Bowie – de longe a mais badalada desse registro.
Recentemente o Nirvana relançou o MTV Unplugged in New York em vinil com o áudio de cinco músicas que estavam anteriormente disponíveis apenas na edição de DVD.