Fundação Dorina Nowill para Cegos celebra o Dia Internacional do Voluntário

No dia 5 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional do Voluntário, uma ocasião dedicada ao espírito de solidariedade e comprometimento que impulsiona a transformação social. Alinhada a esse propósito, a Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, oferece oportunidades dentro de seu programa voluntário, para transformar habilidades em iniciativas que impactam positivamente a comunidade.

Fundação Dorina Nowill

Neste ano, a Fundação Dorina contou com o apoio ativo de cerca de 200 voluntários, com o comprometimento e a paixão fundamentais para a continuidade dessa nobre missão. Uma das atividades realizadas foi a ‘Transformação pelo esporte com a Achilles International Brazil’, visando transformar a vida das pessoas com deficiência por meio de programas esportivos e conexão social. A ONG levou um grupo de voluntários atletas para uma palestra na Fundação Dorina, apresentando aos clientes (pessoas cegas e com baixa visão) as ações realizadas para iniciação à corrida e à prática esportiva.

O voluntariado é mais do que uma contribuição de tempo, é um investimento generoso de talento e trabalho em causas de interesse social e comunitário. Além disso, fazer parte do projeto é uma experiência enriquecedora, que traz a oportunidade de contribuir para uma causa importante, além da possibilidade de aprendizado e do desenvolvimento de habilidades.

Para ser um voluntário, não há idade mínima. Menores de 18 anos são bem-vindos para participar de atividades pontuais, desde que acompanhados por um responsável. Os voluntários precisam dedicar um mínimo de 4 horas por semana, contribuindo para atividades que vão desde a transcrição de livros até projetos inovadores voltados à inclusão de pessoas com deficiência visual. Ao término de suas atividades, os voluntários recebem um certificado que detalha as horas dedicadas e as atividades específicas realizadas.

Aos interessados a se unirem a essa transformação de realidades, contribuindo com seu propósito por meio de trabalho voluntário agregador, ético e qualificado, as inscrições podem ser feitas por meio do telefone WhatsApp (11) 99226-4686 ou e-mail voluntariado@fundacaodorina.org.br

O trabalho de Voluntariado na Fundação acontece desde 1945, quando Dorina de Gouvêa Nowill contava com o apoio de amigas da Escola Caetano de Campos para iniciar o trabalho pioneiro de transcrição de livros para o formato Braille. Ao longo de 77 anos, a Fundação mobilizou milhares de pessoas para contribuir como voluntário, gerando impacto positivo na sociedade.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 77 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.

Mais detalhes aqui no site.

RPMA Comunicação

Deixe um comentário